Enciclopédia do Válvuleiro

Classe de Pressão para Válvulas Industriais

Segunda Feira - 28 de Outubro de 2019

Classe de Pressão de uma Válvula Industrial

A classe de pressão é uma das principais informações a serem mencionadas na identificação de uma válvula, é ela que informa qual é a pressão máxima com a qual a válvula pode trabalhar. Hoje no nosso artigo vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

Conforme definição da norma ASME B16.34, a palavra “classe”, seguido de um número adimensional é a designação para as classificações de pressão-temperatura, que representam os limites operacionais de trabalho para válvulas industriais, as designações normalizadas pela ASME B16.34 são as seguintes:

Tabela - Classe de Pressão

A própria norma define a classe como um número adimensional, ou seja, esses números que representam as classes de pressão não estão relacionados com nenhuma grandeza ou unidade dimensional, por cultura de mercado, é muito comum se dizer: “válvula classe 150 libras...” porém esse número não representa libras, que é uma unidade de força, e nem tampouco libras por polegada quadrada, que é uma unidade de pressão, eles são simplesmente números que servem de referência para se entrar nas tabelas da norma e verificar a pressão máxima com o qual a válvula pode trabalhar.

A classe 400, é uma designação da válvula com extremidades flangeadas que raramente é utilizada, é considerada como uma designação de classe intermediária, ela nem aparece nas tabelas da norma.

Abaixo segue uma parte de uma das tabelas da norma ASME B16.34, notem que uma válvula classe 150, na faixa de temperatura de -29°C até 38°C, pode trabalhar com no máximo 19 bar, essa tabela cobre todos os materiais descritos na linha superior, nesse exemplo foi usada a tabela do grupo de materiais 2.1, no qual se encontram os aços inoxidáveis do tipo 304:

Tabela de Pressão & Materiais
A norma fornece as pressões máximas de trabalho em duas unidades, uma delas é o bar, que é como esta na tabela do exemplo acima, e também em PSIG (Pounds per Square Inch Gage) Libras por polegada quadrada conforme a tabela abaixo:

Tabela de Pressão & Materiais Como podemos observar, a pressão máxima de trabalho para uma válvula classe 150 é 275 Libras por polegada quadrada, ou seja, bem maior do que o número que denomina a classe de pressão.

As classes de pressão mencionadas até agora, se aplicam a válvulas fabricadas em aço carbono e aços liga; para válvulas de ferro fundido as denominações de classes são diferentes, segue abaixo um tabela da norma ASME B16.1, que denomina essas classes:

Tabela de Pressão Vs. Temperatura
Como podemos observar, para ferro fundido existem somente três classes de pressão, classe 25, 125 e 250. A unidade das pressões máximas de trabalho é o PSIG.

Existe um outro sistema para determinar a pressão máxima de trabalho de válvulas industriais que é usado nas normas DIN e outras, mas esse é uma assunto para outro post.

Se você gostou desse artigo ou ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.

Ficou alguma dúvida? Escreve para gente clicando aqui.

Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: