Enciclopédia do Válvuleiro

Acionamento e torque de válvulas borboleta.

Quinta Feira - 19 de Dezembro de 2019

construcao válvula borboleta controle fluxo

A válvula borboleta é fácil de ser instalada na linha se comparada com outras válvulas como a válvula gaveta, globo, esfera e macho por exemplo, isso se deve ao seu peso que é muito menor do que essas válvulas citadas, o pouco espaço que ela ocupa na linha e pelo fato dos prisioneiros que irão fixa-la na linha auxiliarem no alinhamento da válvula entre os flanges que ela será instalada.

Abaixo seguem algumas boas práticas quanto a instalação e operação de válvulas borboleta:

Antes de instalar a válvula, uma limpeza completa deve ser realizada na tubulação para evitar que detritos, carepa de solda, limalha, areia, pregos, pedaços de arame ou qualquer sujeira danifique a sede da válvula, principalmente quando essa for de material resiliente;

Para válvulas borboleta com sede resiliente, não é necessário a instalação de juntas de vedação entre a válvula e os flanges da tubulação, pois a própria sede da válvula borboleta já desempenha essa função, a colocação de juntas nessa região pode inclusive prejudicar a estanqueidade causando vazamentos.

O aperto dos fixadores deve ser realizado de forma gradual, sempre alternadamente para que a vedação seja esmagada por igual em todo o seu diâmetro, o torque correto a ser aplicado geralmente é fornecido pelo fabricante da válvula, é e um fator fundamental para uma boa instalação, pois se o torque for excessivo a junta pode ser destruída causando vazamentos, e se o torque aplicado for abaixo do especificado, os fixadores podem afrouxar, o que também resulta em vazamentos.


válvula torque borboleta

Em serviços com fluidos que contenham sólidos em suspenção, a instalação na horizontal com o eixo de acionamento também na posição horizontal evita o acumulo de detritos a montante da válvula quando ela estiver na posição aberta. Para fluidos que não contenham sólidos a válvula borboleta pode ser instalada em qualquer posição.

As válvulas borboleta com sedes de borracha devem ser acionadas de cinco a dez vezes antes que os fixadores sejam torqueados, e a posição do disco deve estar parcialmente aberta para que aja uma melhor acomodação da vedação.

Não instalar a válvula borboleta com vedação resiliente com o disco totalmente fechado, isso normalmente aumenta o torque inicial, dificultando a sua abertura e pode até vir a danificar a sede causando vazamentos.

Se você gostou desse artigo, achou interessante ou se ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: