Enciclopédia do Válvuleiro

Conexões auxiliares em válvulas industriais

Quarta Feira - 25 de Março de 2020

valvulas conexao

As conexões auxiliares nas válvulas industriais são conhecidas popularmente por “bolachas” ou “bosses”, no post de hoje vamos saber um pouco mais sobre elas.

As saliências para conexões auxiliares em válvulas industriais são locais específicos determinados por norma na válvula para se fazer acoplamentos com rosca NPT ou encaixe para solda para conexão de acessórios, dispositivos, tubulação de contorno que é muito conhecida por “by-pass”, drenos e quaisquer tipos de acessórios que sejam necessários; são normalizadas e devem ser projetadas, fabricadas e inspecionadas para garantir que pelo menos tenham a mesma classificação de pressão e temperatura que a válvula principal, caso sejam solicitadas conexões auxiliares, a mesma deve ser instalada antes de ser fazer o teste de integridade da carcaça para que os acoplamentos também sejam testados que o teste de carcaça for realizado.

As conexões auxiliares somente podem ser instaladas depois do teste de integridade da carcaça mediante um acordo entre o fabricante e o comprador.

As posições das saliências nas válvulas são indicadas nas normas ASME B16.34 e MSS SP-45 para válvulas do tipo gaveta, retenção, esfera, globo e globo angular conforme ilustra a figura abaixo.

conexao01

Para outros tipos válvulas que não são mencionadas nessas normas, convém consultar a norma de construção da válvula para verificar se é preciso ou não colocar conexões auxiliares assim como suas posições e dimensões.
As dimensões das saliências são em função do tamanho da válvula e exceto se especificado em contrário devem ser conforme a tabela a seguir:

conexao02

Para conexões roscadas a espessura de parede no local da saliência para conexão deve ser no mínimo igual ao comprimento da rosca NPT conforme norma ASME B1.20.1, essa é a informação que vai definir a espessura mínima de parede nos locais aonde se posicionam as conexões auxiliares na válvula, espessuras menores podem ser causa de rejeição.

Conexões com encaixe para solda devem ter o diâmetro externo conforme a medida J, o diâmetro e profundidade do encaixe devem ser conforme tabela abaixo: conexao03

Nas válvulas aonde a espessura de parede não é o suficiente para atender a comprimento mínimo roscado ou a profundidade mínima do encaixe para solda mais 1,5 mm, a conexão pode ser feita por solda de topo, conforme ilustra a figura abaixo:

conexao04

As soldas devem ser executadas por soldador qualificado e conforme procedimento de soldagem qualificado ambos de acordo com o código ASME IX.

Muitas válvulas não possuem as saliências para conexões auxiliares, em alguns casos por questão de economia, em outros casos por questão de falta de conhecimento de quem fez o projeto, muitos usuários aceitam essa condição por não usarem nenhum tipo de conexão auxiliar, porém é mais seguro que haja um acordo entre fabricante e comprador para que não ocorra mal entendido na compra da válvula.

Desejamos sinceramente que esse artigo o tenha ajudado de alguma maneira, se tiverem sugestões para novos artigos ou se ficou com alguma dúvida, nos escreva que teremos o maior prazer em atender você.


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: