Enciclopédia do Válvuleiro

Ensaios não destrutivos - Teste por Pontos

Segunda Feira - 8 de Julho de 2019

o que é um ensaio não destrutivo por pontos

Reconhecer quais são os ensaios não destrutivos podem ajudar muito na hora de identificar algum tipo de metal. Existem vários tipos de ensaios - cada um direcionado para a identificação de algo - e um deles é o teste por pontos. Explicaremos o que é esse tipo de teste e como ele é realizado nas indústrias, denotando a importância deles para o processo industrial.

O ensaio de teste por pontos é utilizado para reconhecer qual o tipo de material metálico usado em uma tubulação ou em um sistema. Nesse sentido, para que ele o material seja devidamente identificado, um reagente químico é aplicado em uma superfície. Além disso, ele também abarca os resultados de alguns outros testes, como os testes com imã. O objetivo é definir de que modo os materiais são magnéticos ou não-magnéticos.

Os projetos industriais são feitos com vários materiais, e muitas vezes eles misturam-se entre si. Nesse sentido, é importante que eles mantenham propriedades como resistência mecânica e resistência à corrosão. Economicamente falando, materiais que oferecem boa durabilidade e condições para resistência são caros. Assim, muitas empresas optam por escolher materiais que são menos nobres - mas têm preço menor. Utilizar materiais de modo errôneo pode ocasionar o colapso do sistema. Os metais de maneira geral compartilham da mesma estrutura, o que torna impossível uma visualização a olho nu da estrutura. Por isso, os ensaios não-destrutivos servem especialmente para garantir que esses metais sirvam mesmo para o que foram propositados.

Esse método de ensaio não-destrutivo pode ser realizado em vários equipamentos, desde válvulas até tubulações de maneira geral. A inspeção de testes por pontos obedece a norma Petrobrás N-1590. Profissionais que estão certificados de acordo com a norma podem atuar nesses testes e fazê-los nas áreas petroquímicas, petrolíferas, siderúrgica, metalúrgica e montagens industriais. É importante notar que as empresas que realizam inspeções precisam estar em dia com profissionais certificados e equipamentos de alta qualidade. Todos os documentos precisam estar à disposição de quem queira verificar a procedência e validade deles. Com acesso aos equipamentos e documentos que a empresa contratada oferece, é possível notar como o ensaio é realizado e se ele está de acordo com as normas brasileiras propostas.

Em resumo, os ensaios não-destrutivos servem para uma fazer testes em metais e peças sem danificá-las de modo geral ou alterá-las drasticamente. O teste por pontos oferece uma detalhada identificação do metal que compõe uma peça e é utilizado com o intuito de garantir a funcionalidade de um sistema, analisando se os metais estão de acordo com as necessidades do sistema ou não.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: