Enciclopédia do Válvuleiro

Para que servem as Nervuras no corpo de uma válvulas gaveta?

Sexta Feira - 22 de Novembro de 2019

válvula acionamento gaveta

Cada tipo de válvula tem suas particularidades, detalhes que se não forem observados com atenção, podem comprometer o bom funcionamento e/ou a vida útil do equipamento; as válvulas gaveta classe 125 e 150 possuem o formato do corpo bem peculiar, hoje o nosso post aborda esse assunto.

As válvulas gaveta classe 125 e 150, dependendo do projeto de cada fabricante, tem o corpo com formato elíptico ou retangular, esse tipo de construção diminui o peso da válvula e espaço ocupado pela ela na tubulação pois o face-a-face nessas válvulas é bem menor do que as que possuem o corpo circular como as válvulas classe 300 e maiores.







nervura valvula gaveta
Para válvulas de DN 8” e maiores são acrescentadas nervuras em locais que são mais sujeitos a deformar pela ação das forças internas geradas pela pressão do fluido e também pelo fechamento da válvula, pois pelo fato do obturador ser em formato de cunha, a medida que a cunha é pressionada em meio aos anéis de vedação para bloquear o fluxo, ela gera forças que tendem a deformar o corpo afastando um anel de vedação do outro, para reforçar a estrutura do corpo e evitar essas deformações e por consequência a ocorrência de vazamentos pela parte superior da cunha, são colocadas nervuras ao redor do corpo, as nervuras são reforços estruturais para evitar a deformação do corpo, também são conhecidas como aletas integrais.

nervura gaveta
As válvulas gaveta classe 300 e maiores possuem o corpo com formato circular, essa geometria distribui a pressão de forma equilibrada ao redor do círculo formado pelas paredes internas da válvula, e isso evita que esses corpos se deformem.

O aumento da pressão diferencial auxilia na vedação da válvula gaveta, porém, nos tamanhos de DN 16” e maiores que não são bem projetadas, o aumento da pressão diferencial pode causas vazamentos na parte superior da cunha e dos anéis de vedação, principalmente se a cunha for solida. Nas válvulas gaveta com obturador tipo disco paralelo ou cunha flexível, a força de vedação é distribuída igualmente ao redor dos dois anéis de vedação, dessa maneira a distribuição das forças na parte central do corpo fica equilibrada.

Nas válvulas com tamanho superior a DN 30” é necessário colocar nervuras de reforço até na tampa para evitar deformações indesejadas que possam comprometer o desempenho e segurança da válvula.

nervura
Portanto chegamos a conclusão que realmente as nervuras são extremamente necessárias para válvulas acima de DN 8”, as menores funcionam muito bem sem esses reforços pois a área interna submetida a pressão não gera forças capazes de deformar a estrutura da válvula.

Se você gostou desse artigo, achou interessante ou se ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: