Enciclopédia do Válvuleiro

O que é o teste de Estanqueidade

Sexta Feira - 02 de Agosto de 2019

o que é um teste estanqueidade

É essencial conhecer ensaios não-destrutivos, especialmente quando se trabalha com componentes que precisam resistir às mais variadas circunstâncias. Nesse sentido, resolvemos trazer mais um artigo sobre ensaios não-destrutivos. Falaremos sobre o teste de estanqueidade realizado nas válvulas para saber se há vazamento ou não dentro de uma tubulação.

Esse teste é importante em empresas as quais transportam gases, dada a natureza inflamável da maior parte desses fluidos. A inspeção técnica periódica em locais de distribuição de gases é essencial, principalmente para a segurança de uma indústria. Ademais, o bom funcionamento de um sistema que transporta fluidos desse tipo precisa ser mantido. Nesse sentido, o teste de estanqueidade fornece os indicadores de bom ou mau funcionamento da distribuição.

Parte dos vazamentos que ocorrem em tubulações são consequências de de trincas e defeitos na peça. Por isso, para verificar se há alguma irregularidade, o teste é feito do seguinte modo. As etapas são: inicialmente, todas as válvulas dentro de um sistema a ser testado são colocadas na posição aberta. Em seguida, a pressão deve ser aplicada no sistema. Considerando um tempo de quinze minutos, a pressão deverá ser estabilizada e aumentada gradualmente periodicamente durante o teste.

Se a pressão diminuir em algum momento, significa que há o vazamento (micro ou não) de fluido. Por isso, esse vazamento precisa ser localizado e reparado. Em seguida, deve-se realizar o teste novamente, até que a pressão não desestabilize. Finalizados os testes, uma limpeza deve ser realizada na tubulação.

O processo é, portanto, o seguinte: iniciamos com a pressurização do sistema e qualquer instabilidade ou perda de pressão é indicativo que há vazamento no sistema. Com o uso de um manômetro, pode-se quantificar o vazamento e observar os riscos dele. De modo geral, o teste leva cerca de duas horas e serve para verificar se há vazamentos dentro de um sistema.

O teste de estanqueidade garante que a tubulação está desobstruída e que as válvulas funcionam corretamente. Além disso, que ela não tem vazamentos e outros indicadores inadequados. A vedação da tubulação também é verificada por meio dele. Em resumo, esse ensaio não-destrutivo é uma alternativa para verificar vazamentos e garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema hidráulico ou pneumático dentro da indústria.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: