Enciclopédia do Válvuleiro

Válvula de retenção dupla portinhola em aço inox.

Sexta Feira - 08 de Maio de 2020

retenção dupla portinhola

As válvulas de retenção do tipo dupla portinhola tipo wafer são dispositivos instalados entre flanges em sistemas de tubulações com a finalidade de evitar a reversão do sentido de fluxo. As aplicações para esse tipo de válvula são nas industriais em geral, fornecimento de combustíveis, saneamento, alimentação, geração de energia, petróleo, óleo e gás, papel e celulose, petroquímico e muitos outros segmentos.

É uma válvula muito mais leve do que as válvulas de retenção tipo portinhola ou pistão, essa característica proporciona mais agilidade no manuseio e facilidade na instalação e para realização de manutenções também, tem a vantagem de pode ser instalada nas posições vertical, horizontal ou inclinada, pois ela possui uma mola interna que assegura a estanqueidade mantendo as portinholas em contato com as sedes.

As válvulas em aço inox. 304 (CF8) ou 316 (CF8M) são adequadas para processos severos com fluidos corrosivos, os ácidos, dependendo da concentração e temperatura eles corroem até mesmo o aço inox, por exemplo o ácido acético a 10% a temperatura ambiente não ataca os aços inox 304 e 316, porém esse mesmo ácido a uma concentração maior que 50% e acima de 100°C, ataca o aço inox 304 e não ataca o aço inox. 316.

Portanto é muito importante que uma análise criteriosa seja realizada para aplicações com fluidos corrosivos, tóxicos ou com características específicas.



Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: