Enciclopédia do Válvuleiro

O que são ensaios não destrutivos

Segunda Feira - 1 de Julho de 2019

teste por pontos

Na semana anterior nós trouxemos para você um artigo sobre o Teste por Líquido Penetrante. Devido ao feedback de vocês, resolvemos nos aprofundar um pouco mais sobre os famosos END’s (Ensaios não Destrutivos)

Como o próprio nome já diz, Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danifica-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem ou manutenção.

Os Ensaios Não Destrutivos estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade e monitoramento de materiais e componentes e são amplamente utilizados nos mais variados setores industriais, entre eles petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, alimentício, etc.

Os Ensaios Não Destrutivos são fundamentais para o monitoramento dos bens e serviços, redução de custos, danos ao meio ambiente e claro aos colaboradores da empresa. Além de ser fundamental para a elevação dos índices de confiabilidade dos equipamentos industriais.

Os principais END’s são:
. Ensaio Visual
. Líquido Penetrante
. Teste por Pontos
. Emissão Acústica
. Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia
. Estanqueidade
. Partículas Magnéticas
. Ultrassom


Quais são os níveis de inspeção que existem?
Tipo de Inspeção: nível de participação do inspetor do cliente no acompanhamento do processo produtivo: “A”, “B”, “C”, “L” ou “Z”. "A" e "B" : participa da inspeção final;
"C“: acompanha o processo fabril do fornecedor, cria pontos de espera obrigatórios e de observação, ao longo da fabricação e tambem acompanha a inspeção final;
“L”: o fornecedor está liberado de inspeção em fábrica;
“Z – de incumbência da Unidade Requisitante” (Petrobras): o inspetor é da refinaria para a qual é destinado o equipamento (alguns casos).

Para a realização dos ensaios não destrutivos é importante sempre considerar:
- Pessoal treinado, qualificado e com certificação;
- Equipamentos calibrados para o teste especifico;
- Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecidos sobre os requisitos do cliente;

Além do uso industrial, tem aumentado a aplicação dos END para a conservação de obras de arte, agropecuária com o controle da camada de gordura de bovinos e suínos - e a utilização, largamente difundida, na medicina.

Esperamos que você tenha entendido a importância dos END’s para a garantia de qualidade, procedência e deterioração de equipamentos e plantas industriais afim de garantir a segurança de sua empresa ou indústria.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva pra gente através de nosso formulário de contato.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: