Enciclopédia do Válvuleiro

Como funciona uma Válvula Multivias?

Segunda Feira - 20 de Maio de 2019

valvula multivia

Como funciona uma Válvula Multivias? As válvulas esfera multivias, são também conhecidas como válvulas diversoras de fluxo, válvulas esfera direcional de fluxo ou ainda válvulas esfera três vias.

A válvula esfera multivias possui derivações de fluxo em forma de L ou T na horizontal ou vertical, em relação a alavanca de acionamento ela possui todas vias laterais ou vias laterais e uma via inferior. São utilizadas no controle e direcionamento de fluxo, pois independente da posição de acionamento em que a válvula se encontra, uma das vias sempre vai estar escoando fluido, são usadas principalmente indústria química, petroquímica, papel e celulose e siderúrgica.

O sistema de acionamento pode ser manual por alavanca ou caixa de redução ou pode ser automatizado com atuador pneumático, hidráulico ou elétrico. As extremidades podem ser flangeadas, com encaixe para solda (SW) ou solda de topo (BW) ou com rosca BSP ou NPT.

Podem ser fornecidas com vários tipos de vedação como por exemplo o PTFE puro, PTFE reforçado que são os materiais mais utilizados ou também materiais mais específicos como o Peek, Devlon e também Metal-Metal.

Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre este tipo de válvula, que é essencial para inúmeros processos produtivos da nossa indústria.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves