Enciclopédia do Válvuleiro

Válvulas borboleta e a norma de construção API 609

Segunda Feira - 09 de Março de 2020

valvula borboleta api609

Nesse post vamos abordar a válvula borboleta conforme a norma de construção API 609, esse é o padrão construtivo usado pela Petrobras e é uma das normas mais utilizadas para projetos de válvulas borboleta no mundo todo.

A norma API 609 – Válvulas borboleta: tipo duplamente flangeada, lug e wafer, também passou por várias revisões desde a sua primeira edição, atualmente está na sua oitava edição que foi lançada em 2016.

Esta norma abrange projeto, materiais, dimensões de face a face, classificações de pressão e temperatura, requisitos de exame, inspeção e teste para válvulas borboleta de ferro cinzento, ferro nodular, bronze, aço carbono ou aços liga. As duas categorias a seguir de válvulas borboleta estão incluídas.

a) Categoria A - Válvulas borboleta cuja classificação da pressão de trabalho a frio (CWP = Cold Working Pressure) é determinada pelo fabricante, geralmente com configuração de disco e sede concêntricos. Os tamanhos cobertos são NPS 2 a NPS 48 para válvulas a serem montadas entre flanges ASME Classe 125 ou Classe 150.
b) Categoria B – A classificação de pressão e temperatura é conforme a norma ASME B16.34, e as válvulas borboleta possuem configuração de disco excêntrico ou concêntrico. Essas válvulas podem ter uma classificação de pressão e temperatura para a sede menor que a classificação do corpo. Os tamanhos cobertos estão listados abaixo:
Para lug e wafer, Classe 150: NPS 3 a NPS 48.
Para lug e wafer, Classe 300 e Classe 600: NPS 3 a NPS 48.
Para padrão longo com flanges duplos, Classe 150, 300 e 600: NPS 3 a NPS 36.
Para padrão curto de flange duplo, Classe 150 e Classe 300: NPS 3 a NPS 48.
Para padrão curto com flanges duplos, Classe 600: NPS 3 a NPS 24.

Também fazem parte do escopo dessa normas as válvulas bi excêntricas e tri excêntricas, que possuem e centro de giro do disco deslocado da linha central do corpo e também são conhecidas como double offset type e triple offset type respectivamente.

Os testes de corpo e sede são conforme a norma API 598.
A dimensão do face-a-face é fornecida com suas devidas tolerâncias para todos os tipos de extremidades mencionadas na norma, as medidas dos face-a-faces da API 609 não são exatamente iguais aos da MSS SP-67 e outras normas, na maioria dos casos são bem parecidos e levando em consideração a tolerância uma norma a tende a outra, porém isso não é uma regra.

Se você gostou desse artigo, achou interessante ou se ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: