Enciclopédia do Válvuleiro

Válvula Borboleta Vedação Metal x Metal

Quarta Feira - 31 de Julho de 2019

válvula pressure seal

Sabemos que a vedação metal x metal, tem inúmeros benefícios e é muito utilizada em diversos processos industriais. Hoje vamos falar sobre seus benefícios, na Válvula Borboleta.

A válvula borboleta com vedação metal x metal é muito cotada e muito bem classificada quando o assunto é bloqueio e controle de fluxo em baixa e média pressão, dentre as mais diversas temperaturas.

O sistema de vedação é um grande diferencial, hoje com a válvula borboleta em vedação em PTFE possui um alto desgaste por atrito que é comum e constante.
Já na válvula borboleta com vedação metal x metal, este desgaste é mínimo, tornando a extremamente durável e resistente ao processo em que está aplicada. Evitando assim vazamentos e desgaste erosivo.

Em novas plantas industriais é recomendado que se utilize válvula borboleta com vedação metal x metal com sedes substituíveis, não é comum este tipo de substituição, ainda mais por se tratar de uma válvula de difícil montagem, porem em casos específicos em que a vedação da válvula borboleta metal metal é danificada por algum tipo de resíduo com sólidos em suspensão, a troca desta sede, evita a perda total da válvula e não é necessário todo o transtorno de uma substituição.

É possível que na compra de uma válvula borboleta diretamente com a fabrica ou com alguma revenda, o cliente opine pela válvula borboleta vedação resiliente ou PTFE devido a seu preço comparado com uma válvula borboleta vedação metal x metal, porem é sempre bom lembrar que a válvula borboleta é 100% recomendada em processos com sólidos em suspensão e altas temperaturas, e já uma válvula borboleta com vedação PTFE, não teria uma vida útil neste tipo de aplicação, o que não justificaria esta diferença de preço.

Onde esta válvula é utilizada? A válvula borboleta vedação metal x metal é utilizada em industrias com alto uso de produtos corrosivos e materiais sólidos, como industrias de celulose, mineração e algumas industrias químicas e petroquímicas.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: