Enciclopédia do Válvuleiro

Como é uma Válvula Gaveta com Haste Fixa?

Segunda Feira - 04 de Novembro de 2019

 válvula gaveta com haste fixa

As válvulas gaveta com haste fixa e volante fixo, conhecidas também como haste não ascendente, são muito utilizadas para trabalhar com baixas pressões diferenciais, normalmente até classe 150, também quando o espaço aonde ela será instalada é restrito não permitindo o uso a utilização de válvulas com haste ascendente.

Nesse modelo de válvula gaveta, a altura total da válvula não é alterada com a ela esta totalmente aberta, isso acontece pelo fato da rosca da haste de acionamento e a bucha roscada ficam na parte interna da válvula, para acionar a válvula baste girar o volante.

Esse tipo de válvula possui o curso de acionamento linear, porém, diferente da válvula gaveta com haste ascendente, a haste desse tipo de válvula gaveta somente faz o movimento giratório, o obturador é que faz o movimento linear para abrir ou fechar a válvula.

Essas válvulas são construídas tanto em aço quanto em ferro fundido, para a classe de pressão 150, o fornecimento mais comum é em aço carbono ASTM A 216 GR. WCB ou aço inoxidável ASTM A 351 Gr CF8 ou CF8M, para a classe 125 é usado o ferro fundido ASTM A 126 CL. B ou bronze fundido ASTM B62; quanto aos internos, às válvulas com o corpo em bronze os internos também são em bronze, corpo em aço, os internos podem ser em bronze, aço inox. 410 ou 304.

Nas válvulas gaveta com haste fixa, pelo fato do movimento da haste ser apenas rotativo, o desgaste do engaxetamento é menor do que nas válvulas com haste ascendente, pois esta tem o movimento linear que desgasta mais as gaxetas sendo necessário maior número de manutenções do que as com haste fixa; outra característica da válvula gaveta com haste fixa é que ela não possui contra vedação, mesmo que a válvula esteja totalmente aberta a pressão da interna atua diretamente nas gaxetas, sendo essas a única barreira para o ambiente externo em alguns modelos, atualmente muitos fabricantes usam anéis o-ring para fazer essa vedação o que é uma ótima opção, pois os o-rings são fornecidos em vários materiais o oferecem uma estanqueidade muito boa, vida útil longa e a manutenção é muito prática, rápida e fácil.

Por não possuir contra vedação, a manutenção das gaxetas nessas válvulas deve ser realizada com a válvula totalmente despressurizada, pois ao retirar as gaxetas o fluido, se pressurizado, automaticamente irá vazar para o meio ambiente, as válvulas gaveta e globo com haste ascendente possuem contra vedação, por esse motivo permitem a manutenção com pressão na linha, mas as com haste fixa não.

Uma particularidade desse modelo de válvula é que o operador não consegue identificar se a mesma esta fechada ou aberta quando não há a possibilidade de ver o fluido escoando ou não, alguns modelos possuem um dispositivo de indicação de posição, alguns fabricantes colocam esse item sob encomenda.

img sobre vedacao gaveta haste fixa

img sobre vedacao gaveta valvula haste fixa

As normas de construção da válvula gaveta com haste fixa são: BS 5163, ASME B16.34, DIN 3352, as extremidades normalmente são flangeadas conforme solicitação do cliente, as mais comuns são ASME B16.5, ASME B16.1, MSS-SP44, DIN PN10 ou 16 e o padrão para face-a-face pode ser BS 5163, DIN 3202 ou ASME B16.10.

Se você gostou desse artigo, achou interessante ou se ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: