Enciclopédia do Válvuleiro

Válvula de Retenção Axial

Segunda Feira - 17 de Fevereiro de 2020

valvula retencao tipo axial

Existem vários tipos de válvulas de retenção, hoje no nosso post vamos falar um pouco sobre a válvula de retenção axial, também é conhecida como válvula de retenção silenciosa.

A válvula de retenção axial é uma boa alternativa de solução para aplicações críticas de não retorno de fluxo, como a proteção de equipamentos e sistemas rotativos, nos quais são essenciais baixa perda de carga, operação estável e comportamento dinâmico que não provoca turbulência no fluxo.

O face-a-face da válvula de retenção axial é igual ao da válvula de retenção portinhola e da retenção pistão, porém o seu peso é menor, as normas de construção para essa válvula são a API 6D e a ASME B 16.34.

A passagem do fluxo pelo obturador, tem um escoamento axial e o seu caminho é otimizado através do corpo expandido com passagem plena, essa característica evita turbulência, erosão e vibração. O tempo de inatividade do processo e os custos de manutenção praticamente são eliminados.

A passagem plena do fluxo na abertura e a recuperação em alta pressão pelo corpo em forma de venturi (formato cônico) resultam em perda de carga muito baixa, isso proporcionam uma redução do custo operacional com bombas e compressores. O fechamento com precisão e estanque é obtido por meio de uma vedação de metal com metal entre o disco e o assento. Essa vedação não é afetada pela erosão e deformação do material (como em uma vedação resiliente).

A estabilidade de um sistema de compressor durante a inicialização se beneficia de uma baixa pressão de craqueamento nos processos de refino de petróleo por exemplo. Isso é possível com um disco grande que possui áreas submetidas a pressão efetivas idênticas em ambos os lados, proporcionando um escoamento estável e suave.

A baixa pressão estática na área a montante em forma de venturi cria um diferencial de pressão sobre o disco, resultando em fácil abertura. A válvula de retenção axial responde suavemente às mudanças de pressão no fluxo e permanece estável mesmo quando essas mudanças de pressão ocorrem com frequência.

O projeto do obturador guiado e acionado por uma mola que não fica no caminho do fluido, garante um fechamento muito rápido e eficiente, praticamente sem retorno e picos de pressão em aplicações críticas, como sistemas de múltiplas bombas ou trens de GNL.

A construção interna é baseada na aplicação de princípios básicos de engenharia mecânica, o disco é guiado no corpo e a mola fica alojada atrás dele, isso é o que proporciona um funcionamento suave e silencioso, sem batidas como ocorre na válvula de retenção tipo portinhola, dependendo da pressão e velocidade do fluido, essas batidas são tão fortes que podem até danificar a portinhola comprometendo o funcionamento da válvula, , esse o motivo das válvulas de retenção axiais da não requerem manutenção com frequência.

Existem várias configurações para as válvulas de retenção axial, assim como para a maioria das válvulas industriais, ela pode ser fabricada na versão wafer para montagem entre flanges, a corpo pode ser bipartido ou monobloco, a seleção do modelo irá depender da aplicação e do processo no qual a válvula irá trabalhar.

Se você gostou desse artigo, achou interessante ou se ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: