Enciclopédia do Válvuleiro

Como Funciona a Válvula Termostática

Segunda Feira - 26 de Outubro de 2020

válvula termostática

Existem diferentes tipos de válvulas e cada uma delas é adequada para uma função específica em um processo na indústria. Não será diferente com a válvula termostática. Neste artigo falaremos sobre esse tipo de válvula, como é estruturada e como ela é utilizada na indústria hoje.

Pode-se dizer que a válvula termostática é usada para alcançar uma determinada temperatura em um fluido. O uso dela varia desde manter a temperatura de uma câmara até controlar a temperatura de um chuveiro, por exemplo. Podemos citar vários tipos de válvulas termostáticas, as válvulas de mistura de chuveiros, por exemplo, diferenciam-se das válvulas de radiadores. Ainda assim, esses dois tipos de válvulas mantém uma estrutura em comum a qual falaremos agora.

As válvulas termostáticas trabalham com fluidos de diferentes temperaturas com o intuito de equilibrar a temperatura de uma saída. É possível regular a temperatura de saída dessa válvula utilizando-se somente de água fria e quente, por exemplo, como ocorre nos chuveiros. Esse tipo de válvula é comumente usado para regular a temperatura de águas armazenadas ou que serão transportadas. Basta supor que alguns microorganismos tóxicos não sobrevivam a uma determinada temperatura na água, por exemplo, e observar que a válvula termostática tem importante papel na manutenção da temperatura, seja ela baixa ou alta.

De maneira geral, as válvulas de mistura são usadas nos chuveiros para controle de temperatura. Alguns banheiros sofrem com variação de temperatura no chuveiro quando uma torneira é ligada ou a descarga é apertada. Entretanto, a válvula termostática fornece a solução para esse problema, lidando com o equilíbrio da água fria e quente.

Por outro lado, existe outro tipo de válvula termostática. A válvula termostática radiadora é utilizada principalmente em motores de carro, nos quais é essencial manter a temperatura constante. As válvulas termostáticas são usadas em água quente ou vapor, dado que elas ajudam a manter a temperatura de um ambiente constante. De maneira geral, as válvulas termostáticas controlam o fluxo de um fluido quente, lidando muito bem com a variação de temperatura de um ambiente. Por isso o seu uso é tão importante.

As válvulas termostáticas são usadas principalmente para o controle de temperatura. Em particular, elas são usadas em motores de carro ou até mesmo chuveiros com o intuito de manter constante uma determinada temperatura ou controlá-la. Daí a importância de conhecer diferentes tipos de válvulas e suas aplicações: as funções a serem exercidas são várias e podem ser úteis dentro dos processos da indústria.

.


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: