Enciclopédia do Válvuleiro

Algumas Diferenças Entre Válvulas de Bloqueio e Isolamento

Sexta Feira - 24 de Julho de 2020

valvula bloqueio e isolamento

Entender algumas diferenças entre válvulas de bloqueio e isolamento é importante, pois tira dúvidas bem comuns. Além disso, permite saber qual é o tipo de válvula mais eficaz para cada necessidade de cada processo.

O mercado oferece alternativas de fornecedores o que facilita a escolha, oferecendo soluções adequadas a vários segmentos em questão, bem como petróleo, industrial, óleo e gás, equipamentos industriais, papel e celulose, saneamento, mineração, geração de energia, indústria naval, entre muitas outras, ou seja, válvulas de bloqueio e isolamento.

O texto tem a proposta de mostrar as diferenças entre válvulas de bloqueio e isolamento, mas de uma maneira geral. Quais são algumas diferenças entre válvulas de bloqueio e isolamento?
Basicamente o que define se uma válvula é de bloqueio ou isolamento é a posição aonde ela será instalada no processo em função das necessidades do mesmo, a norma API 6D informa as características para válvulas de bloqueio, dreno e isolamento, classificando-as em três categorias:
Bloqueio e Dreno (mencionada na norma API 6D como BB-Block and Bleed; Duplo Bloqueio e Dreno (DBB-Double Block and Bleed) e Duplo isolamento e Dreno (Double isolation and Bleed)

As válvulas de bloqueio são instaladas em locais aonde uma extremidade é pressurizada e a outra não, permitindo a passagem do fluido para um equipamento ou extremidade aberta da tubulação. A válvula de isolamento é instalada aonde as duas extremidades são pressurizadas, quando está fechada ela isola totalmente um trecho do processo, quando aberta, o diferencial de pressão entre as duas extremidades é o que permite o escoamento do fluído.

Certamente que a definição de cada uma delas é fundamental para os processo.
O mais importante, em resumo, é saber usar as diferenças entre válvulas de bloqueio e isolamento em seu favor. Em seguida, fica mais simples de não se engajar e tampouco confundir o uso de cada uma delas.

Tipos de válvulas
Conhecer as características do processo é importante, porque permite escolher as opções mais indicadas para cada caso. Dessa forma, a seleção do tipo válvula é feita com segurança, confira os tipos de válvulas:
• Borboleta;
• Esfera;
• Gaveta;
• Globo;
• Agulha;
• Válvula de retenção.
Dependendo da situação, um mesmo tipo de válvula pode ser usado para bloqueio ou para isolamento, o que irá determinar isso é o projeto de todo o processo aonde as válvulas serão empregadas. .


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: