Enciclopédia do Válvuleiro

Esfera Maciça e esfera oca, qual a diferença

Sexta Feira - 25 de Setembro de 2020

valvula esfera oca

Esfera maciça e esfera oca são utilizadas nas válvulas para controlar (permitindo ou obstruindo) a passagem ou fluxo de fluidos variados. Como são fabricadas em aço inox possuem a resistência necessária para suportar a pressão e variação abrupta de temperatura. Atendendo assim a diferentes ramos industriais.

Seu funcionamento mecânico é relativamente simples. Quando alinhada com a tubulação, sua passagem cilíndrica permite o fluxo do fluido. Ao ser girada 90º, ela interrompe o fluxo, controlando assim a passagem pela válvula e a condutibilidade de fluidos por diferentes partes do sistema.

Na sequência, explicitaremos as diferenças entre os dois tipos de esfera.
PESO, VALOR E DIVERSIDADE DE APLICAÇÃO PARA A ESFERA MACIÇA E ESFERA OCA Quanto ao formato, a parte interna da esfera oca é côncava, acompanhando o traço externo. Já a esfera maciça tem a parte interna preenchida para que se forme um cilindro perfeito no interior.

Nitidamente, há o aumento do material utilizado para a fabricação, o que representa acréscimo de 20% no peso para as esferas maciças. Por consequência, o aumento se estende aos custos de fabricação, uma vez que a quantidade de matéria-prima necessária impacta no orçamento final.

Portanto, o cliente acaba tendo que desembolsar mais para a mesma quantidade de esferas, devido a diferença na porção de aço que será utilizada. O que, para alguns, é inevitável. Por exemplo, quando há a exigência de maior resistência ou mecanismos que impeçam sobras de resíduos na esfera.

Então, basicamente, a diferença entre esfera maciça e esfera oca consiste no formato interno que pode ser côncavo ou reto. O que representa maior uso de matéria prima e consequente aumento no custo do equipamento.

Para atender necessidades específicas, alguns clientes preferem a esfera maciça, mas a esfera oca também é bastante eficaz para a funcionalidade a que se propõe. .


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: