Enciclopédia do Válvuleiro

Flange Cego - Sua utilidade na Industria

Quinta Feira - 13 de Agosto de 2020

valvula flange cegas

O Flange cego possui várias vantagens em sua aplicação. Este dispositivo é popular no mercado industrial pelo simples manuseio que possui. Vejamos agora como funciona o Flange Cego, e como é utilizado na indústria.

O flange cego é conhecido pela popularidade no mercado industrial, sua principal característica é a ausência do furo central. Isso permite o seu uso para fechamento de extremidades de sistemas de tubulação, válvulas ou bombas, com a função de travar o fluxo de fluido, ao fechar linhas.

Flanges são elementos que unem dois componentes de um sistema de tubulação. Os níveis de pressão e dimensão adequados dessa peça devem ser feitos com máxima precisão, como também deve-se escolher o flange ideal para cada tipo de aplicação. Existem diversas aplicações para o flange cego na indústria, a mais comum é para o tamponamento de extremidades da tubulação. Deve ser realizada com base no fluido que será transportado, levando em consideração as possíveis modificações da estrutura e interrupções temporárias na condução do fluido.

Utilidade do flange cego na indústria:
A utilização do flange cego na indústria possui várias vantagens, uma delas é a sua remoção. Essa remoção permite agilidade em casos de manutenção ou ampliação da tubulação, feita de maneira rápida, visto que o flange cego é de fácil manuseio. Os flanges cegos também podem ser usados no meio industrial em casos onde se tem temperaturas e pressões elevadas. Eles conduzem fluidos perigosos com facilidade, como produtos inflamáveis, químicos e corrosivos.

Com a utilização na indústria, os flanges cegos geralmente são unidos por parafusos e montados em pares. Também é permitindo o desmonte sem operações destrutivas, pois sendo de fácil manuseio, pode ser desmontado sem a perca das peças. Características do Flange Cego:
Flange cego é o tipo mais popular que pode ser encontrado no mercado. Ele não possui um furo no centro e é usado principalmente para extremidades de sistemas de tubulação, permitindo a inspeção da linha e a sua continuação futura. Assim, trata-se de uma tubulação flange que não apresenta nenhum furo no meio. Sua função principal é fechar as extremidades do sistema de tubulação, válvulas ou bombas, ou seja, sua função é travar os fluidos que por ali correm.

O flange cego permite a limpeza da linha, o que facilita o trabalho realizado na indústria. Ainda, permite também o fácil acesso a uma linha, porque é selado e também porque aguenta a pressão e temperatura fortes.

Portanto, possui várias utilidades na indústria, sendo peças que devem ser feitas de ferro, aço carbono e outros materiais fortes. Isso porque, esse item é o responsável por permitir a conexão de tubulações na indústria de modo que, se faça a desmontagem para manutenções em seu interior de modo simples e sem grandes obras. .


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: