Enciclopédia do Válvuleiro

Os tipos de válvulas mais utilizadas

Segunda Feira - 10 de Agosto de 2020

valvula mais utilizadas

Como função primária de controle do fluxo regulatório de um fluido, seja ele na forma de gases, líquidos, polpas ou outros materiais. Basicamente, os tipos de válvulas mais utilizadas são aquelas constantes e fortes, que abrem e fecham a entrada e saída das tubulações, dando vazão, ou não, aos produtos.

O controle de pressão também é outra importante função entre alguns modelos, como válvulas pneumáticas, solenoides, hidráulicas e manuais. Entre as mais utilizadas, estão ainda, os modelos que monitoram as mudanças de temperatura e fluxo.

Com tamanha importância e com tantas diferentes formas de atuação, é de grande valia identificar os melhores modelos. Aqui será abordado quais são suas aplicações, e quais são os principais tipos de válvulas mais utilizadas nos dias atuais.

Os tipos de válvulas mais utilizadas:
Primeiramente, será apresentada a válvula gaveta, essas são válvulas industriais mais comum encontradas no mercado. Eles se abrem levantando uma espécie de barreira no sentido contrário ao fluido, e se destinam a ser usadas totalmente abertas ou fechadas.

São usados regularmente como uma válvula de bloqueio para isolar sistemas de tubulação. Quando aberta, não há obstrução no caminho do fluxo, resultando em pouca perda de fricção e, por esse motivo, são usados quando é desejado um fluxo linear e com uma restrição mínima.

A Válvula Borboleta também é projetada para regular o fluxo, mas com capacidade de controle limitada. Esta consiste em um dos tipos de válvulas industriais mais simples, além de serem facilmente operadas girando uma alça a 90 graus.

Dentre os tipos de válvulas mais utilizadas, temos as de retenção, também conhecidas como NRVs (válvulas de não retorno). Essas permitem que o fluido vá apenas em uma direção, pois seu objetivo é evitar o refluxo, existindo vários tipos de bloqueadores, que impedem o refluxo nesse tipo de instrumento.

Por fim, a válvula de alívio, conhecida como válvula de segurança, é instalada para estabelecer um limite na quantidade de pressão. Esse modelo é um dos tipos de válvulas mais utilizadas, trabalhando com alimentação em ângulo, e serve para prevenir a pressão que pode causar danos ao sistema. .


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: