Enciclopédia do Válvuleiro

Tudo que você precisa saber sobre o Aço Carbono

Terça Feira - 28 de Julho de 2020

aço carbono

Eventualmente o aço carbono é um material muito utilizado na indústria, principalmente quando se trata dos ramos de construção e engenharia civil. Decerto, surgido da junção do carbono com ferro se tornando um produto indispensável em diversos ramos.

A saber, se trata de uma espécie de estrutura que serve para dar criação a diversos tipos de famílias de aço. O carbono é o responsável pelo endurecimento do aço.

Criando uma composição da liga, dessa forma sendo o material fonte de toda resistência mecânica. Confira quais são os tipos de carbono e qual a utilização do material na atualidade.



Tipos de Carbono
O aço carbono se divide em três tipologias baseadas na quantidade de níveis de carbono utilizadas em sua produção, sendo elas:

1. Aço Carbono Baixo:
Esse tipo conta com técnica e duração elevados, contudo, a resistência e força são baixos. Além de se comparado a outros ter um valor inferior de produção. Nesse tipo os níveis de carbono são de até 0,30%.

2. Médio:
Esse tipo possui níveis de resistência bem como tecnicalidade em números maiores que do baixo carbono. Contudo seus valores para produção são mais elevados e possui funções diferentes do outro. Para o médio os níveis de carbono chegam de 0,30% até 0,60%.

3. Aço Carbono Alto:
O aço carbono alto dos três é aquele que possui maior resistência e alto índice de durabilidade, além de ser desenvolvido com valores de produção maiores. Os níveis de carbono no alto chegam a níveis superiores há 0,60%.

Utilização na Atualidade
Conforme mencionado as propriedades de ferro e carbono são utilizadas em diversos ramos da indústria, principalmente na construção civil. Já que as ligas são extremamente importantes nesse ramo.

Contudo, o material não se limita a apenas isso, sendo de grande utilidade em processos comerciais, bem como em ferrovias, brinquedos, eletrodomésticos, e até mesmo em equipamentos de ginástica.

>Características
O material é essencial para criação e execução de diversos produtos e sérvios, o que garante sua comercialização. A saber, os níveis de corrosão que causam enferrujamento são baixos, o que garante ainda mais qualidade daquilo que é feito com o material.

Outra característica do aço carbono é que sua ductibilidade diminui conforme menos carbono é utilizado na produção. Os produtos com essa constituição podem ser encontrados em diversas formas, tamanhos e estruturações. .


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: