Enciclopédia do Válvuleiro

O que é Válvula Esfera Tripartida Forjada 800

Segunda Feira - 26 de Agosto de 2019

válvula borboleta bi-excêntrica

A válvula esfera tripartida forjada classe 800 é muito utilizada em processos industriais para propósitos gerais, também e principalmente em serviços com maior grau de criticidade, aonde se exige mais segurança e desempenho. No Brasil existem poucos fabricantes das “válvulas esfera tripartidas forjadinhas” como é conhecida popularmente no mercado de válvulas, e a Micro Rio esse ano está entrando para esse seleto grupo de fabricantes de válvulas esfera tripartidas forjadas classe 800e nesse artigo vamos conhecer um pouco mais dessa válvula.

Sua norma de construção é a BS EN ISO 17.292 que substituiu a famosa BS 5351 cuja última edição foi em 1986, a BS 5351 foi utilizada durante muito anos para a construção da válvulas esfera tripartidas forjadas classe 800, tanto que até hoje, mais de 30 anos após a sua substituição, ainda se encontram especificações técnicas e pedidos que mencionam essa emblemática norma.

Só que a BS 17.292 gerou algumas controvérsias, ela não mencionava os valores de passagem plena para a classe 800, somente passagem reduzida que até então praticamente não havia no Brasil, e também não mencionava as pressões máximas de trabalho em função do material de construção e da temperatura de serviço.

Passou-se a usar a norma da Petrobras N-2247-Válvula esfera para uso geral e fire safe, que fornecia as dimensões do diâmetro de passagem para passagem plena e indicava a norma ISO 15.761 (API 602) para a curva de pressão x temperatura para classe 800.

A válvula esfera tripartida forjada classe 800 é uma válvula muito versátil e segura, em aço ASTM A 105 ela pode trabalhar com até 137,2 bar de pressão a 38°C. Para se ter uma ideia de comparação a pressão máxima de trabalho de uma válvula classe 150 é de 20 bar, ou seja, a válvula classe 800 suporta quase 7 vezes mais pressão. Pode ser fornecida com flanges classe 600 soldados em suas extremidades atendendo a essa classe de pressão com segurança.

As sedes de vedação são em PTFE + Carbono, o PTFE carregado com carbono possui uma resistência mecânica muito maior do que o puro, além disso o carbono (grafite) torna a sede autolubrificante já que ele diminui significamente o atrito entre a esfera e as sedes. Pode ser fornecida com extremidades com rosca NPT ou BSP, encaixe SW para solda, nipples de extenção soldados ou integrais as tampas e flanges classe 600 soldados nas extremidades.

Este tipo deválvula pode ter acionamento manual por alavanca com um quarto de volta, ou com acionamento por atuador pneumático, solenóide e monitor de posição. É possível contar também com a trava de cadeado para controle de abertura e fechamento.

Se esse artigo te ajudou, não deixe de compartilhar e comentar. O seu feedback é muito importante para nós. Fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: