Enciclopédia do Válvuleiro

História da válvula industrial

Terça Feira - 09 de Junho de 2020

historia valvula

Você sabia que a história da válvula industrial começa a há vários séculos atrás? Desde os tempos antigos os homens já sabiam criar sistemas de regulagem de água. Para se ter uma ideia, as primeiras peças fabricadas eram feitas com couro de animais, troncos de árvore e até mesmo pedras.

Essas peças eram responsáveis por levar água dos rios para as aldeias. Os egípcios foram um dos povos mais avançados na criação de sistemas, pois conseguiam usar a água do Nilo em aldeias há quilômetros de distância. A princípio, o design era basicamente o mesmo: o corpo da peça, o “macho” com abertura, uma alavanca para controlar o fluxo e uma tampa inferior. Mas ao longo Renascimento vários outros modelos foram surgindo.

O próprio Leonardo Da Vinci chegou a desenhar alguns esboços de válvulas e sistemas. Mas foi durante o período da Revolução industrial, entre os séculos XVIII e XIX que a fabricação desses componentes foi aperfeiçoada. Inventores como Thomas Newcome e James Watt tiveram que desenvolver peças mais complexas para suas criações, como a primeira máquina a vapor. Já nos dias de hoje é possível encontrar válvulas de diversos tamanhos e para os mais variados segmentos.


Gostou de saber mais sobre a história da válvula industrial?

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: