logo microrio

Enciclopédia do Valvuleiro

fluxo acionamento de válvula gaveta
Tipos de acionamento para válvulas gaveta.

No post de hoje vamos falar especificamente sobre os tipos de acionamentos para válvulas gaveta, As válvulas gaveta podem ser fornecidas com acionamento manual, elétrico, pneumático ou hidráulico. O acionamento manual pode ser por meio de volante ou redutor de engrenagens (cônicas ou paralelas), dependendo do tamanho da válvula e da pressão de operação. A utilização de outros tipos de acionamentos depende da aplicação a qual a válvula será submetida, força necessária para o acionamento e do local de instalação.

fluxo de válvula gaveta
Para que servem as guias Laterais nas válvulas gaveta?

Uma dúvida muito comum sobre válvulas gaveta é se ela serve para regulagem de fluxo ou não, nesse post vamos falar sobre esse assunto que gera muita controvérsia entre profissionais da área.
Para regulagem de fluxo a válvula gaveta não é recomendada, pois tanto a cunha quanto o anel de vedação a jusante (lado pelo qual o fluido sai da válvula), dependendo do serviço, tendem a erodir rapidamente, causando turbulência e aumentando a velocidade de escoamento do fluido naquele ponto (entre as superfícies de vedação), quando esta se mantem em posições intermediarias de abertura.

guia-lateral
Para que servem as guias Laterais nas válvulas gaveta?

No post de hoje vamos falar sobre uma parte muito importante da válvula gaveta; as guias laterais no corpo para guiar a cunha na abertura e fechamento e a folga máxima que pode existir nessas guias, alguns fabricantes usinam as guias para garantir mais precisão, outros usam métodos de fundição que garantam mais precisão e melhor acabamento como a fundição por cera perdida ou microfusão, outros ainda soldam as guias no corpo, enfim, existem inúmeras maneiras de se fazer as guias laterais, vamos saber um pouco mais sobre esse assunto.

trim como haste fixa é
Trim, O que Significa?

É um termo de origem norte americana utilizado na norma construtiva de válvulas gaveta API 600, utilizado para denominar os materiais dos componentes internos das válvulas, ou seja, somente as peças que entram em contato direto com o fluido, com exceção do corpo, tampa ou castelo e gaxetas, pois as paredes internas dessas peças também entram em contato com o fluido, porém não fazem parte do trim.

vedacao váuvla gaveta como haste fixa é
Válvula Gaveta com Haste Fixa?

As válvulas gaveta com haste fixa e volante fixo, conhecidas também como haste não ascendente, são muito utilizadas para trabalhar com baixas pressões diferenciais, normalmente até classe 150, também quando o espaço aonde ela será instalada é restrito não permitindo o uso a utilização de válvulas com haste ascendente.

vedacao váuvla gaveta como é
Como é a Vedação de uma válvula gaveta?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as válvulas gaveta, essa que durante décadas foram as válvulas mais utilizadas em processos industriais de todos os tipos, e ainda nos dias atuais contínua sendo muito importante atendendo a grandes demandas, porem com o avanço da tecnologia a válvula gaveta ganhou uma forte concorrente, que é a válvula esfera, mas isso é assunto para um outro post; neste vamos falar sobre como é a vedação em uma válvula gaveta

Classe de Pressão para Válvulas Industriais
Classe de Pressão para Válvulas Industriais?

A classe de pressão é uma das principais informações a serem mencionadas na identificação de uma válvula, é ela que informa qual é a pressão máxima com a qual a válvula pode trabalhar. Hoje no nosso artigo vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.
Conforme definição da norma ASME B16.34, a palavra “classe”, seguido de um número adimensional é a designação para as classificações de pressão-temperatura...

Rating de uma Válvula Industrial
O que é Rating de uma Válvula Industrial?

Hoje em nosso artigo vamos falar sobre o rating de uma válvula, que não é uma palavra normalmente utilizada, mas que é de suma importância para a seleção correta de válvulas em função do processo aonde ela irá atuar, principalmente nos serviços em que o grau de criticidade é elevado e/ou severo e a válvula precisa ser criteriosamente selecionada para atender as solicitações as quais ela será submetida.

Qual é a Espessura de Parede de uma Válvula?
Qual é a Espessura de Parede de uma Válvula?

Uma das partes mais importantes dos projetos das válvulas industriais é a espessura de parede da carcaça, ou de corpo e castelo ou simplesmente espessura do corpo, este é um dos principais fatores que diferencia as classes de pressão de uma válvula e hoje o nosso artigo vai falar um pouco sobre as normas que determinam as espessuras, e os cuidados que se devem ter na elaboração destes projetos.

Como prolongar a duração do Engaxetamento
Como Prolongar a Duração do Engaxetamento?

O assunto de hoje é sobre como cuidar bem do sistema de vedação da haste de acionamento das válvulas, ou seja, engaxetamento.
Toda válvula possui engaxetamento, e existem diferentes tipos de sistemas, e este tipo de vedação é importantíssimo, pois evita que o fluido vaze para o meio ambiente, causando muitos transtorno e prejuízos.

folga-tolerancia noticia
O que é Analise por Elementos Finitos?

Como saber se um produto com um formato complexo esta bem dimensionado? Como fazer protótipos e testa-los nas condições mais severas sem fazer grandes investimentos? E sem investir muito tempo na fabricação e testes desses protótipos? A resposta esta na simulação computacional que hoje é utilizada para realizar virtualmente esses testes e análises, dessa maneira é possível detectar problemas em produtos que ainda nem existem realmente e melhorar a estrutura desses produtos e projetos antes de partir para a fabricação.

folga-tolerancia noticia
O que é, Perda de Carga?

Estudo de folgas e tolerâncias? Mas afinal o que é isso? Falando de forma genérica, esse estudo existe em todos os tipos de projetos, são intervalos de medidas que são estabelecidos e calculados para se conseguir o melhor resultado possível no funcionamento de um equipamento, garantir o seu desempenho com segurança e se for o caso, a intercambialidade de peças para futuras manutenções e promover a repetibilidade nos processos produtivos sem onerá-los.

perda-carga
O que é, Perda de Carga?

Perda de carga é a perda de energia de um fluido à medida que ele se desloca em uma tubulação sob pressão, ela ocorre em razão de vários fatores tais como: o atrito do fluido com a parede interna do tubo ou em razão da turbulência devido às mudanças de direção no traçado da tubulação, este fenômeno faz com que a pressão que existe no interior da tubulação vá diminuindo gradativamente à medida com que o fluido se desloca, esta diminuição da pressão é a perda de energia mencionada no inicio do deste parágrafo e que é conhecida como Perda de Carga.

construção
Os Materiais para Construção de uma Válvula

Existe uma infinidade de materiais para construção de válvulas e acessórios para tubulações, cada um deles tem a sua denominação, composição química, propriedades mecânicas e uma ou mais normas que fornecem todas as informações sobre esse material, hoje o nosso post fala um pouco sobre esses aços, ferros, ligas de aço e outros materiais com os quais se fabricam as válvulas os mais diversos acessórios para tubulações, tais como flanges, cotovelos, filtros, etc.

funcao válvula
As Funções das Válvulas nos Processos

As válvulas são selecionadas pela função que elas irão desempenhar no sistema aonde serão instaladas, se não forem selecionadas corretamente com certeza não funcionarão como esperado e assim gerando grandes prejuízos e muitas vezes causando graves acidentes. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre as funções básicas das válvulas com relação ao escoamento e controle de fluidos e pontos importantes para avaliar antes de comprar este tipo de equipamento.

folga guia valvula
Folga de Guia para Válvula Gaveta

A Micro Rio está prestes a lançar a sua linha de válvulas gaveta classe 150, em publicações anteriores abordamos vários assuntos sobre essas válvulas, continuaremos a passar mais informações relevantes sobre essa válvula, que durante muito tempo foi a mais utilizada na indústria, hoje dividi essa posição com as válvulas do tipo esfera. No post de hoje vamos conhecer mais uma importante parte da válvula gaveta, as guias laterais da cunha.

gaxeta interna
GAXETA, UMA BARREIRA ENTRE O INTERNO E O EXTERNO

As gaxetas, ou engaxetamento, como também é conhecida a vedação na haste de acionamento das válvulas industriais, tem a importante função de impedir o vazamento do fluido para o ambiente externo quando a pressão interna da tubulação for maior do que a pressão atmosférica ou impedir a entrada de ar quando o processo opera sob vácuo.

cunha sólida a mais utilizada
CUNHA SÓLIDA, A MAIS UTILIZADA

A cunha sólida é o obturador mais utilizado em válvulas gaveta, independente da classe de pressão ou do tamanho da válvula, nas nossas postagens já falamos da cunha flexível, se quiser ler o post clique aqui, e do obturador com discos paralelos, para ler clique aqui, hoje vamos conhecer a cunha sólida, suas aplicações, vantagens e desvantagens.

desvio bypass
DESVIO BYPASS, COMO FUNCIONA?

Desvio, mais conhecido por bypass, é uma tubulação, que sob solicitação do cliente, é instalada na mesma que é denominada de válvula principal em relação a válvula que é instalada no bypass; hoje o nosso post falara um pouco sobre a tubulação de contorno, como também é conhecida

disco duplo válvula gaveta
DISCO DUPLO PARA VÁLVULA GAVETA

hoje no nosso artigo vamos falar dos discos paralelos, também conhecidos como placa dupla, cunha dupla, disco duplo ou gaveta paralela e podem ainda aparecer outras denominações criadas pelo mercado e/ou por profissionais da área.

Esse tipo de obturador é composto por dois discos independentes e paralelos, havendo entre eles um dispositivo de expansão que empurra os dois discos de encontro aos anéis sede promovendo um perfeito ajuste nas sedes e proporcionando uma ótima vedação, esse dispositivo de expansão pode ser composto de molas ou um sistema interno de cunha, não existe norma que determine como deve ser esse sistema de expansão dos discos paralelos, portanto isso é know-how de cada fabricante.

cunha flexivel
CUNHA FLEXIVEL O QUE É E QUAL SUA APLICAÇÃO

Cada tipo de válvula industrial possui muitos detalhes e particularidades em função da aplicação, do conceito de funcionamento de cada tipo de válvula entre muitos outros, por exemplo: as válvulas do tipo esfera, existem válvulas esfera monobloco, bipartida e tripartida, podem ter montagem flutuante ou trunnion, podem possuir vedação resiliente ou metal x metal; as válvulas do tipo borboleta, podem ser concêntricas, bi excêntricas ou tri excêntricas; com relação a montagem na tubulação podem ser wafer, lug ou duplamente flangeadas; também podem ter vedação resiliente ou metal x metal; as válvulas do tipo globo, podem ter o obturador com a faixa de vedação cônica ou paralela, podem on off ou não retorno, ou seja, existem uma infinidade de variações para cada tipo de válvula, cada uma é um mundo a parte.

válvula esfera vedação metal metal
VÁLVULA ESFERA COM VEDAÇÃO METAL X METAL

Existem inúmeras configuração para as válvulas do tipo esfera, desde as que atendem os serviços mais comuns, que são denominadas válvulas esfera para uso geral, ou propósitos gerais até as mais elaboradas que atendem serviços de maior criticidade, tais como as válvulas fire-safe, metal x metal, com revestimento orgânico interno, criogênicas entre muitas outras, hoje vamos conhecer um pouco mais a válvula esfera com vedação metal x metal.



válvula gaveta
COMO FUNCIONA TORQUE DE ACIONAMENTO VÁLVULA GAVETA

A válvula gaveta tem curso de abertura e fechamento linear, ou seja, o obturador se desloca no sentido da haste de acionamento, e nesse percurso existem várias peças que entram em contato umas com as outras, e cada um desses contatos influenciam no torque de acionamento da válvula, nesse post vamos ver basicamente como funciona esse mecanismo.

pressão maxima da válvula
COMO DESCORIR A PRESSÃO MÁXIMA DA VÁLVULA

Hoje o assunto do post é uma dúvida muito comum e que gera muita controvérsia. Como descobrir a pressão máxima que uma válvula pode suportar? Onde eu encontro esse valor? Neste post vamos ensinar você a identificar essa importante informação sobre válvulas industriais!

folga valvula borboleta e tublacao
FOLGA ENTRE O DISCO DA VÁLVULA BORBOLETA E A TUBULAÇÃO

As válvulas borboletas concêntricas do tipo wafer ou lug possuem uma grande aceitação no mercado de válvulas industriais, porque elas são mais leves se comparadas com válvulas do tipo esfera, gaveta, globo e macho, o valor delas é menor possuindo uma ótima relação custo benefício, a montagem na tubulação é mais rápida e prática e consequentemente a manutenção também é mais rápida e fácil; como toda válvula industrial ela também possui algumas particularidades que se não forem observadas, podem gerar problemas na instalação e operação. O tema do artigo de hoje é a sobre a folga que deve haver entre o disco da válvula borboleta e o diâmetro interno da tubulação aonde ela será instalada.

manutenção válvula tripartida
Como é a Manutenção de uma Válvula Tripartida na Linha

As válvulas de esfera tripartida nos tamanhos de ¼” até 2” tem a vantagem e praticidade de propiciar a manutenção sem que sejam retiradas as extremidades (tampas) da tubulação. Devido ao seu projeto, é possível retirar somente o “miolo” para manutenção de forma rápida e prática. Mas será que este procedimento pode ser feito com todos os tipos de válvulas esfera tripartida?

face a face longo ou curto
FACE A FACE LONGO OU CURTO

A dimensão do face-a-face nas válvulas industriais é uma medida muito importante, e existem vários detalhes que muitos profissionais desconhecem, que podem ser fundamentais em uma boa negociação e instalação. Inicialmente, existem válvulas cujo face-a-face e normalizado e existem válvulas que o face-a-face segue o padrão do fabricante, ou seja, não é normalizado. As válvulas esfera tripartidas com extremidades roscadas NPT ou BSP, com extremidades com encaixe para solda S.W. ou para solda de topo B.W. normalmente não possuem o face-a-face normalizado, a própria norma de construção BS 17.292 deixa claro essa informação; já toda válvula com extremidades flangeadas e algumas com extremidades para solda de topo B.W. o face-a-face é normalizado conforme a norma ASME B16.10 e a API 6D; a medida do face-a-face das duas normas é igual.

válvula esfera tripartida forjada 800
O QUE É VÁLVULA ESFERA TRIPARTIDA FORJADA 800?

A válvula esfera tripartida forjada classe 800 é muito utilizada em processos industriais para propósitos gerais, também e principalmente em serviços com maior grau de criticidade, aonde se exige mais segurança e desempenho. No Brasil existem poucos fabricantes das “válvulas esfera tripartidas forjadinhas” como é conhecida popularmente no mercado de válvulas, e a Micro Rio esse ano está entrando para esse seleto grupo de fabricantes de válvulas esfera tripartidas forjadas classe 800e nesse artigo vamos conhecer um pouco mais dessa válvula.

válvula borboleta bi-excêntrica
O QUE É UMA VÁLVULA BORBOLETA BI EXCÊNTRICA?

Existem vários tipos de válvula borboleta: excêntrica, bi excêntrica, tri excêntrica, com vedação resiliente, vedação metal x metal, tipo wafer, lug, semi lug, flangeada e outros; cada uma delas tem seu uso mais adequado em função do processo aonde serão instaladas, nesse artigo vamos falar um pouco sobre a válvula borboleta bi excêntrica, também conhecida como válvula borboleta de alta performance, alto desempenho entre outras denominações que o mercado cria para um mesmo produto.

válvula gaveta
O QUE É VÁLVULA GAVETA OS&Y COM TAMPA APARAFUSADA?

A válvula gaveta OS&Y fundida com tampa aparafusada API 600 é um tipo de válvula muito importante e muito utilizada em processos de uma forma geral e durante muitos anos foi a válvula mais utilizada na indústria reinando absoluta sobre todos os outros tipos de válvulas por vários motivos que vamos ver nesse texto, por toda essa relevância e também por ser um produto que será incorporado ainda esse ano no portfolio da Micro Rio, ela será o tema desse artigo.

torque de acionamento
O QUE É TORQUE DE ACIONAMENTO DE UMA VÁLVULA?

O torque de acionamento de válvulas esferas é a força que se aplica no dispositivo de acionamento da válvula, seja alavanca, caixa de redução, atuador pneumático ou elétrico, esse é um assunto muito importante e muito polemico, e o artigo de hoje traz informações relevantes e interessantes sobre o tal do torque..

valvula termostática
O QUE É UMA VÁLVULA DIAFRAGMA?

Um tipo de válvula que é comumente usado na indústria é a válvula diafragma. Em linhas gerais, as válvulas desse tipo são usadas para controlar fluidos corrosivos ou viscosos. Além disso, elas também servem para controlar fluidos com sólidos em suspensão. Neste artigo trataremos sobre as válvulas diafragma, como elas funcionam e de que modo são estruturadas. Ademais, explicaremos onde ela é adequadamente utilizada na indústria.

valvula termostática
COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA TERMOSTÁTICA?

Existem diferentes tipos de válvulas e cada uma delas é adequada para uma função específica em um processo na indústria. Não será diferente com a válvula termostática. Neste artigo falaremos sobre esse tipo de válvula, como é estruturada e como ela é utilizada na indústria hoje.

valvula niple extensao
O QUE É, E COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA MACHO

Sabemos que conhecer os diferentes tipos de válvulas é algo muito importante para a indústria. Nesse sentido, resolvemos trazer um artigo para explicar o que é a válvula macho, como ela é usada e de que modo ela se adequa nos processos industriais de válvulas e sistemas de tubulação.

.

valvula niple extensao
VANTAGEM DAS VÁLVULAS ESFERA COM NIPLES DE EXTENSÃO?

Já escrevemos um artigo sobre as válvulas esfera e como elas podem ser úteis de acordo com suas aplicações. Contudo, ainda não explicamos as vantagens das válvulas esfera com niples de extensão. Isso será tema central deste artigo: explicaremos o que são esses niples de extensão e como eles podem ajudar no desempenho da válvula esfera.

valvula controle direcional
VÁLVULA CONTROLE DIRECIONAL

Hoje vamos falar sobre a Válvula de Controle Direcional de Fluxo, também conhecida como Válvula Direcional.
Antes de começarmos é importante esclarecer um ponto sobre as denominações utilizadas no mundo das válvulas; há uma infinidade de tipos de válvulas e as suas denominações e especificações se entrelaçam de tal forma que geram dúvidas até nos mais experientes profissionais; em certos casos, somente o comprador, projetista da linha, engenheiro do processo ou até o usuário é que vão saber explicar claramente qual o tipo de válvula ou característica que se deseja no equipamento. Cada nicho é um mundo a parte.

o que é o teste estanqueidade
COMO É O TESTE DE ESTANQUEIDADE?

É essencial conhecer ensaios não-destrutivos, especialmente quando se trabalha com componentes que precisam resistir às mais variadas circunstâncias. Nesse sentido, resolvemos trazer mais um artigo sobre ensaios não-destrutivos. Falaremos sobre o teste de estanqueidade realizado nas válvulas para saber se há vazamento ou não dentro de uma tubulação.

passagem plena vs reduzida
VÁLVULA BORBOLETA VEDAÇÃO METAL X METAL

PSabemos que a vedação metal x metal, tem inúmeros benefícios e é muito utilizada em diversos processos industriais. Hoje vamos falar sobre seus benefícios, na Válvula Borboleta.
A válvula borboleta com vedação metal x metal é muito cotada e muito bem classificada quando o assunto é bloqueio e controle de fluxo em baixa e média pressão, dentre as mais diversas temperaturas.

passagem plena vs reduzida
O QUE É UMA VÁLVULA "PRESSURE SEAL"

Para você que acompanha nossa série de artigos semanais, deve ter descoberto a grande variedade de válvulas industriais que você pode encontrar no mercado. Como nosso objetivo é informar e instruir você sobre todos os modelos, resolvemos trazer um modelo muito consumido que são as válvulas “seladas a pressão” ou “Pressure Seal”, essa construção é adotada para válvula aplicadas em serviços com alta pressão, normalmente acima de 170 kgf/cm2.

passagem plena vs reduzida
PASSAGEM PLENA VS PASSAGEM REDUZIDA

As válvulas industriais são compostas de diferentes maneiras. Algumas características, contudo, são compartilhadas entre as variadas válvulas. Uma delas é a questão da válvula ter passagem plena ou reduzida. Esses conceitos precisam ser conhecidos e são alguns dos mais importantes quanto à aplicação de uma válvula em um sistema de tubulação industrial. Neste artigo falaremos sobre como as válvulas são construídas e como uma passagem plena ou reduzida interfere no funcionamento de um sistema como todo.

.

como selecionar o atuador para sua valvula
COMO SELECIONAR ATUADORES PARA SUA VÁLVULA

Existem inúmeros tipos de atuadores para válvulas. Independente de onde há uma válvula, ela deve ser operada de algum modo. Os operadores das válvulas são os atuadores e nesse sentido, escolher um atuador é essencial na hora de manter o desempenho de um processo industrial envolvendo válvulas.

manutencao de valvula esfera tripartida
MANUTENÇÃO DE VÁLVULA ESFERA TRIPARTIDA

Hoje vamos ensinar um passo a passo simples de como realizar a manutenção de uma válvula de esfera tripartida.
É importante ressaltar que este tipo de trabalho deve ser feito por um engenheiro ou técnico responsável.

posso utilizar uma válvula esfera para controle de gases
POSSO UTILIZAR UMA VÁLVULA ESFERA PARA CONTROLE DE GASES

A categoria de válvulas de esfera é uma das preferidas quando falamos sobre gases As válvulas dessa categoria contém uma esfera oca cujo centro é chamado de passagem ou furo. Dependendo do alinhamento dessa esfera, a passagem de fluido é permitida ou não. Quando a esfera está alinhada com a tubulação, então ela permite a passagem do fluxo. Caso contrário, ela interrompe o fluxo. Esse tipo de válvula garante que somente com ¼ de giro da haste, ou seja, 90º, seja o suficiente para que ela feche ou abra a passagem do fluxo.

ensaio não destrutivo
ENSAIO NÃO DESTRUTIVO: EMISSÃO ACÚSTICA

Grandes estruturas como guindastes, pontes e outros tipos de grandes construções da engenharia podem ser difíceis alvos da inspeção por conta da necessidade de garantir que a integridade da obra continue a mesma após testes. Nesse sentido, as estruturas precisam ficar de pé e a inspeção nelas é essencial para mantê-las em funcionamento sem riscos de segurança.

quais os tipos de tubulação industrial
QUAIS SÃO OS TIPOS DE TUBULAÇÃO INDUSTRIAL?

Na indústria e nos sistemas hidráulicos e pneumáticos, é comum separarmos as tubulações em vários tipos. De maneira geral, classificamos as tubulações de acordo com a sua utilização e do fluido que é transportado por elas. Neste artigo abordaremos quais são os tipos de tubulações industriais. De maneira geral, chamamos de tubulações de processo aquelas tubulações cujos fluidos transportados são essenciais para a indústria. Aqueles que processam, distribuem ou armazenam líquidos. Em particular, as tubulações de óleos em estações de armazenamento de petróleo podem ser consideradas como tubulações de processo.

tres passos para evitar vazamento
TRÊS PASSOS SIMPLES PARA EVITAR UM VAZAMENTO?

Vazamento, esta no topo da lista de preocupações de indústrias de uma forma geral, pois são sinônimos de prejuízo financeiro, risco a saúde de colaboradores e ao meio ambiente. Mas não pense que vazamentos influenciam somente empresas. Você já deve ter tido ou conhece alguém que teve problemas de vazamento em casa ou apartamento. Enquanto não resolvemos o problema temos a sensação de que nosso dinheiro está indo literalmente indo pelo ralo.

ensaio não destrutivo por pontos
Como é feito um Ensaio não Destrutivo por Pontos

Reconhecer quais são os ensaios não destrutivos podem ajudar muito na hora de identificar algum tipo de metal. Existem vários tipos de ensaios - cada um direcionado para a identificação de algo - e um deles é o teste por pontos. Explicaremos o que é esse tipo de teste e como ele é realizado nas indústrias, denotando a importância deles para o processo industrial.

ensaio não destrutivo por pontos-ultrassom
ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS - ULTRASSOM

Todos os sons que são produzidos em determinado ambiente refletem-se ou reverberam nas paredes do local. É através desse fenômeno que se realiza o ensaio não destrutivo por ultrassom de materiais. Uma onda sonora reflete ao colidir com uma superfície qualquer, a vibração ou onda ultrassônica também reflete ao percorrer um meio elástico, e assim, a vibração ou onda ultrassônica refletirá ao colidir com descontinuidades ou falhas internas no material a ser analisado.

armazenamento de válvulas
MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE VÁLVULAS INDUSTRIAIS

Para que possamos garantir uma boa vida útil das válvulas, é essencial que verifiquemos pelo menos a instalação, aplicação e o fluido que uma válvula estará transportando dentro do seu funcionamento usual. Só esses critérios ainda não são suficientes para garantir que uma válvula funcionará bem. No entanto, eles ajudam bastante na hora de usá-los como guia no momento de armazenar e manusear uma válvula. Nesse sentido, nós resolvemos trazer um artigo que apresenta recomendações, precauções e regras para manuseio de válvulas industrial de modo geral.

atuador
COMO ESCOLHER UM ATUADOR

Como você já deve saber, existem diversos tipos e modelos de atuadores para válvulas industriais . Por este motivo resolvemos criar este artigo, afim de ajudar você a entender o que você deve considerar antes de escolher o atuador que irá utilizar em seus projetos. Atuador Pneumático ou Elétrico?
Os atuadores pneumáticos e elétricos são utilizados em diversas válvulas para fechamento ou abertura delas. Esses atuadores transformam a energia de entrada em energia mecânica.

teste por pontos
O QUE SÃO ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Como você já deve saber, existem diversos tipos e modelos de atuadores para válvulas industriais . Por este motivo resolvemos criar este artigo, afim de ajudar você a entender o que você deve considerar antes de escolher o atuador que irá utilizar em seus projetos. Atuador Pneumático ou Elétrico?
Os atuadores pneumáticos e elétricos são utilizados em diversas válvulas para fechamento ou abertura delas. Esses atuadores transformam a energia de entrada em energia mecânica.

qual válvula devo usar
QUAL A VÁLVULA CERTA PARA MEU O PROCESSO?

A válvula é adequada para o meu processo? As válvulas industriais variam as suas aplicações. Algumas são usadas para vedação, outras para um controle maior do sistema industrial. Em resumo, seus tipos variam também as suas aplicações. Conhecer qual válvula é adequada ao seu processo é tão importante quanto escolher uma válvula de qualidade. Neste artigo nós falaremos sobre como escolher uma válvula, dependendo do processo em que ela será utilizada, dizendo se a sua aplicação será ou não adequada no momento.

qual válvula utilizar bloqueio ou isolamento
QUAL VÁLVULA USAR: VÁLVULA DE BLOQUEIO OU ISOLAMENTO?

Os tipos de válvulas que existem no mercado são muitos, e cada segmento é um mundo a parte, por isso é muito importante ter informações claras quando se fala em válvulas, onde usar cada tipo e, dependendo da aplicação, qual é a mais adequada dentro de um sistema. Neste artigo abordaremos dois tipos de válvulas que causam dúvidas muito comuns: válvulas de bloqueio e de isolamento. Vamos expor as diferenças entre elas e onde usá-las, de acordo com a aplicação.

rugosidade x vedação
RUGOSIDADE X VEDAÇÃO

Conhecer a relação entre rugosidade e vedação é muito importante quando falamos das válvulas e suas características essências. Neste artigo abordaremos a relação entre a vedação e a rugosidade de uma válvula, apontando as principais características e resultados envolvidos com esses dois conceitos no mundo das válvulas industriais.

liquido penetrante
COMO FUNCIONA UM TESTE POR LÍQUIDO PENETRANTE?

O método de inspeção por líquido penetrante é um ensaio não destrutivo muito utilizado para a identificação de defeitos abertos na superfície de inúmeros produtos. Ele pode ser feito em materiais como alumínio, magnésio, latão, cobre, ferro fundido, aço, aço inoxidável, carbonetos, estelita, certos plásticos e cerâmicas. O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para detectar irregularidades nas superficiais de materiais isentos de porosidade. Também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e outros componentes.

rastreabilidade
POR QUE A RASTREABILIDADE É IMPORTANTE?

As válvulas industriais são itens críticos dentro de qualquer indústria, pois muitas vezes seu mal funcionamento pode causar enormes prejuízos. Por serem componentes caros em uma linha de produção industrial precisam ser facilmente identificadas e rastreadas para segurança, prevenção e manutenção.

válvula dupla esfera
COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA DE DUPLA ESFERA?

Como funciona uma válvula de dupla esfera? Compreender como funciona uma válvula de dupla esfera é importante para que você reconheça onde a aplicação dela é adequada ou não. Nesse sentido, resolvemos trazer um artigo que explica a sua composição e como este tipo de válvula funciona.

Revestimento Orgânico
O QUE É E PARA QUE SERVE REVESTIMENTO ORGÂNICO EM UMA VÁLVULA?

A maior parte das indústrias lida com produtos abrasivos e fluidos agressivos nas tubulações. Em particular, as indústrias de gases e petróleo são as que mais lidam com esse tipo de fluido. Por isso, há uma grande exigência e demanda para utilizar materiais com maior resistência à corrosão e abrasão. Materiais que tenham uma maior resistência são necessários para que haja maior segurança na manutenção de tubulações que lidam com fluidos agressivos.

Revestimento Orgânico
POR QUE UTILIZAR UMA VÁLVULA BIPARTIDA?

As válvulas esfera bipartida vem ganhando cada vez mais força no mercado por serem uma forte opção para serem utilizadas no lugar das válvulas de gaveta, pois ocupam menos espaço e pesam menos. Sua abertura ou fechamento completo que é rotativo, é realizado com apenas ¼” de volta, e é muito mais rápido que o da válvula gaveta.

válvula com bloqueio atutomatico
COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA DE BLOQUEIO AUTOMÁTICO?

Como funciona uma válvula de bloqueio automático? As válvulas de bloqueio servem para garantir a segurança dos sistemas de tubulação das indústrias. Quando emergências ocorrem, como vazamentos, por exemplo, a válvula precisa ser bloqueada. Para facilitar a atuação delas, surgem as válvulas de bloqueio automático. Neste artigo falaremos como funcionam asválvulas de bloqueio automático e como elas garantem a segurança de um sistema que trabalha com fluidos de alto risco para indústrias.

qual válvula usar, bloqueio ou isolamento
QUAL VÁLVULA USAR: VÁLVULA DE BLOQUEIO OU ISOLAMENTO?

Os tipos de válvulas que existem no mercado são muitos, e cada segmento é um mundo a parte, por isso é muito importante ter informações claras quando se fala em válvulas, onde usar cada tipo e, dependendo da aplicação, qual é a mais adequada dentro de um sistema. Neste artigo abordaremos dois tipos de válvulas que causam dúvidas muito comuns: válvulas de bloqueio e de isolamento. Vamos expor as diferenças entre elas e onde usá-las, de acordo com a aplicação.

válvula fire safe
POR QUE ESCOLHER UMA VÁLVULA FIRE-SAFE?

No mercado atual, existem válvulas para várias aplicações. Entre elas, temos as válvulas fire-safe. É importante que se conheça a aplicação de uma válvula. Em particular, as válvulas fire-safe são usadas em instalações alto risco. Neste artigo explicaremos em detalhes como essas válvulas funcionam e como elas são usadas nos processos industriais hoje.

válvula junta de expansão
COMO FUNCIONA UMA JUNTA DE EXPANSÃO?

Nas tubulações e projetos hidráulicos, as juntas de expansão estão presentes para melhorar a funcionalidade de um sistema. Elas podem ser fabricadas de vários materiais. Assim, é importante notar que tipo de material está sendo usado e como ela será alinhada com a aplicação que o projeto exige. Neste artigo nós falaremos de modo geral das juntas de expansão, como elas são usadas, construídas e suas principais características. Além disso, explicaremos como os materiais desse componente podem variar.

válvula direcional de fluxo
O QUE É UMA VÁLVULA DIRECIONAL DE FLUXO?

O que é uma Válvula direcional de fluxo? Conhecer os diferentes tipos de válvulas pode ser essencial na hora de escolher a melhor aplicação possível delas em um sistema industrial. Nesse sentido, nós resolvemos trazer um artigo sobre válvulas direcionais de fluxo e o que elas são. Apresentaremos o que são as válvulas direcionais de fluxo e como elas funcionam dentro do sistema, além de demonstrarmos as características principais desses tipos de válvulas.

válvula multivia
COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA MULTIVIAS?

A válvula esfera multivias possui derivações de fluxo em forma de L ou T na horizontal ou vertical, em relação a alavanca de acionamento ela possui todas vias laterais ou vias laterais e uma via inferior. São utilizadas no controle e direcionamento de fluxo, pois independente da posição de acionamento em que a válvula se encontra, uma das vias sempre vai estar escoando fluido, são usadas principalmente indústria química, petroquímica, papel e celulose e siderúrgica.

por que crc petrobras é importante
O QUE É CRC PETROBRAS?

Você sabe o que é CRC Petrobras? Quem pode obter este certificado? Que vantagens existe em ter esse tipo de certificação? Neste artigo iremos te explicar a importância desta certificação e como ela afeta o seu negócio. O que é CRC Petrobras? É primeiro passo para uma empresa tornar-se apta a fornecer para a Petrobras. O CRC é um sistema onde todas as unidades Petrobras mantém informações atualizadas sobre as empresas aptas a lhe fornecer bens e serviços e que já passaram previamente por um processo de avaliação minucioso afim de garantir a qualidade de processos, produto e gestão de seus fornecedores.

aneis de vedacao
COMO É PRODUZIDO OS ANÉIS DE VEDAÇÃO?

Para darmos inicio a este assunto devemos entender primeiramente que existem 2 tipos comuns de anéis de vedação que podem ser encontrados: O primeiro e mais comum são as vedações em PTFE puro, que possuem uma coloração branca, idêntica a de sua matéria prima, e a outra forma são os anéis de vedação em PTFE reforçado que possuem 15% de Fibra de Vidro, 5% de Bissulfeto de Molibdênio e carbono, fazendo com que esse tipo de vedação tenha uma coloração cinza.

homologacao norma nbr
HOMOLOGAÇÃO DA NORMA NBR.15827

Conhecer as normas técnicas é essencial na hora de criar projetos de válvulas industriais dentro de uma empresa. Hoje no Brasil, a norma ‘ABNT NBR 15827 - Válvulas industriais para instalações de exploração, produção, refino e transporte de produtos de petróleo – Requisitos de projeto e ensaio de protótipo’; garante critérios para dizer se um projeto de válvula industrial pode ser ou não iniciado. Resultados obtidos em análises precisam ser validados e comparados a valores que estão pré-definidos. Assim, o prosseguir ou não do projeto continuará.

emissão fugitiva
O QUE É EMISSÃO FUGITIVA?

A segurança no trabalho é muito importante durante os processos industriais. Por isso, a tecnologia avança constantemente também nessa área. Para assegurar a vida nas próximas gerações, é necessário reduzir a liberação de poluentes ao meio ambiente, isso é uma preocupação crescente no mundo, parte dessa poluição ocorre por vazamentos em equipamentos industriais, o que além de poluir causa um custo muito elevado para as indústrias.

emissão fugitiva
O QUE É UMA CAIXA DE REDUÇĀO?

O que é uma Caixa Redutora? Conhecer como funciona uma caixa redutora é importante para os profissionais da área industrial que trabalham com válvulas. Nesse sentido, resolvemos trazer um artigo com o intuito de explicar detalhadamente para quê serve uma caixa redutora e como ela pode ajudar nos processos industriais de uma empresa.

válvula de retenção
COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA DE RETENÇÃO?

Como funcionam as válvulas de retenção? As válvulas de retenção, são utilizadas para impedir a inversão de fluxo. Elas permitem o escoamento para um único sentido utilizando a diferença de pressão para impedir o retorno do fluido no sentido contrário. Ou seja, a força que é utilizada para a sua abertura é causada pelo próprio fluido, dispensando assim a interferência humana nesse processo.

válvula esdera ou borboleta
VÁLVULA ESFERA OU BORBOLETA?

Outra dúvida comum no mundo das válvulas é o local de aplicação das válvulas do tipo borboleta e esfera. Pensando nisso, resolvemos fazer este artigo com o intuito de esclarecer quais as aplicações das válvulas do tipo borboleta e do tipo esfera. Além disso, falaremos quais são os benefícios de cada uma delas para cada aplicação e necessidade no sistema de produção. Sabemos que cada tipo de válvula é direcionada para uma finalidade específica e várias delas se diferem em detalhes essenciais no modo de uso, manutenção e aplicação.

atuador pneumatico ou eletrico
O QUE UTILIZAR? ATUADOR ELETRICO OU PNEUMATICO

Os atuadores pneumáticos e elétricos são utilizados em diversas válvulas para fechamento ou abertura delas. Esses atuadores transformam a energia de entrada em energia mecânica. Portanto, os atuadores pneumáticos e os elétricos convertem, respectivamente, a entrada de ar e a entrada de elétrica em energia cinética. Contudo, algumas dúvidas podem surgir na escolha de qual tipo de atuador utilizar em seus projetos. Por serem fundamentais na indústria e na operação, nós resolvemos trazer este artigo para te ajudar a decidir qual o tipo de atuador você deve utilizar em seu sistema.

atuador pneumatico ou eletrico
COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA DE RETENÇÃO

Como funcionam as válvulas de retenção? As válvulas de retenção, são utilizadas para impedir a inversão de fluxo. Elas permitem o escoamento para um único sentido utilizando a diferença de pressão para impedir o retorno do fluido no sentido contrário. Ou seja, a força que é utilizada para a sua abertura é causada pelo próprio fluido, dispensando assim a interferência humana nesse processo.

por que pensar em automação
POR QUE VOCÊ DEVE PENSAR EM AUTOMAÇÃO

O investimento em Automação Industrial continua renegado à poucos profissionais e empresas que conseguem ver que esperar retornos imediatos de investimentos em automação industrial é pensar pequeno. Para mantermos nossos negócios competitivos frente ao mercado nacional e internacional, precisamos mudar nossa forma de pensar e agir. Automação faz parte de todo bom planejamento de crescimento a médio e longo prazo.

por que pensar em automação
COMO FUNCIONA UMA VÁLVULA BORBOLETA?

A válvula de borboleta está em uso desde o final do século XVIII. Os primeiro registros vem de James Watt que utilizou uma válvula de borboleta em seus protótipos de motores a vapor na época. Com os avanços na fabricação e tecnologia de materiais, as válvulas borboleta se tornaram menores e passaram a suportar pressão e temperaturas mais elevadas. Após a Segunda Guerra Mundial, borrachas sintéticas começaram a ser utilizadas como vedação, permitindo que a válvula borboleta ganhasse inúmeras aplicações.

o que é melhor epdn ou buna-n
O QUE É MELHOR? EPDM, VITON OU BUNA-N

As válvulas borboleta podem ser utilizadas em uma ampla gama de aplicações como no fornecimento de água, tratamento de efluentes, proteção contra incêndios, suprimento de gás, indústrias químicas e petrolíferas, em sistemas de manuseio de combustível, geração de energia e etc. Algumas das vantagens deste tipo de válvula são: sua construção simples, não ocupa muito espaço, peso leve e o custo mais baixo comparado a outros projetos de válvula. Mas o que muita gente pergunta é: Qual tipo de vedação (sede) funciona melhor para meu negócio?

válvula esfera ou de gaveta
VÁLVULA ESFERA OU DE GAVETA?

VÁLVULA ESFERA
Este tipo de válvula é caracterizada pela forma esférica do seu elemento de vedação. A válvula esfera é basicamente uma adaptação ou derivação da válvula macho. Ou seja, ao invés de ser usado um macho com formato cônico ou cilíndrico é utilizado uma esfera com um orifício. Esta esfera gira entre sedes resilientes geralmente em PTFE (Teflon), mas varia dependendo de sua aplicação.

porque o atendimento é um diferencial
PORQUE ATENDIMENTO É UM DIFERENCIAL?

Um bom atendimento pode fazer seu cliente se apaixonar pelo seu negócio. Além do simples fato de ser maravilhoso fazer o outro se sentir bem, superar as expectativas para oferecer uma experiência inesquecível tem efeitos positivos e duradouros. As pessoas acreditam cada vez menos em empresas e depositam cada vez mais sua confiança em amigos e desconhecidos que deixem uma recomendação nas redes sociais. Basta olhar para você mesmo: Em quem você confia mais? Uma propaganda exibida na TV ou na indicação de um amigo? Uma história incrível sobre atendimento é de uma StartUp Brasileira que vem ganhando cada vez mais espaço em seu mercado cujo o atendimento tem uma péssima fama: BANCOS.

o que voce não deve fazer com uma válvula
O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER COM UMA VÁLVULA?

Existem diversos tipos válvulas que atendem os mais variados setores, como: indústrias farmacêutica, químicas, alimentícias, siderurgias, saneamento, óleo e gás, açúcar e álcool, biocombustíveis, mineração, etc. No entanto, embora algumas válvulas tenham aplicações parecidas, cada tipo de válvula é destinada para uma finalidade, e existem até cursos para que o usuário aprenda a identificar cada uma, onde se aplicam e como fazer a manutenção delas. Dentro de um processo industrial, por exemplo, as válvulas podem representar até 15% de toda instalação, que, dependendo do tipo, tamanho e aplicação essa porcentagem pode chegar há 30% como em refinarias e plataformas de extração de petróleo.

wcb-cf8 ou cf8m e o que devo fazer
WCB8, CF8 OU CF8M, O QUE DEVO UTILIZAR?

Diversos setores da indústria, comércio e serviços buscam fazer uso de materiais e tecnologias para aumentar a produtividade, qualidade, eficiência, segurança e a saúde, de uma maneira geral. O aço inox é um exemplo claro dessa revolução, que aconteceu próxima a primeira guerra mundial. O aço inox (CF8 e CF8M) é composto por ferro, carbono, silício, cromo, manganês, titânio, níquel entre outros metais. Já o aço carbono ou WCB é composto por ferro e carbono, basicamente. Todas as características de uso e conservação são determinadas por estes materiais. Dessa forma, a principal diferença está na resistência contra oxidação e corrosão.

por que entender os requisitos dos meus clientes
POR QUE ENTENDER OS REQUISITOS DO SEU CLIENTE?

Diversos setores da indústria, comércio e serviços buscam fazer uso de materiais e tecnologias para aumentar a produtividade, qualidade, eficiência, segurança e a saúde, de uma maneira geral. O aço inox é um exemplo claro dessa revolução, que aconteceu próxima a primeira guerra mundial. O aço inox (CF8 e CF8M) é composto por ferro, carbono, silício, cromo, manganês, titânio, níquel entre outros metais. Já o aço carbono ou WCB é composto por ferro e carbono, basicamente. Todas as características de uso e conservação são determinadas por estes materiais. Dessa forma, a principal diferença está na resistência contra oxidação e corrosão.

válvula esfera tripartida ou monobloco
VÁLVULA ESFERA TRIPARTIDA OU MONOBLOCO?

Olá! Meu nome é Lucas, e hoje estou aqui pra te falar algumas vantagens e desvantagens entre 2 modelos muito conhecidos de válvulas. Depois de conhecermos um pouco mais sobre elas, vamos ensinar você sobre as melhores aplicações para ambos modelos. Bom... Para começar é importante explicar o porque estas válvulas recebem estes nomes: Válvula Tripartida: Ela é formada por 2 tampas e 1 corpo.
Válvula Monobloco: 1 conjunto formado por corpo e tampa inteiriço.

o que devo ultilizar ptfe puro ou reforcado
O QUE UTILIZAR: PTFE PURO OU REFORÇADO?

O PTFE conhecido também como TEFLON tem como principal característica ser uma substância inerte, ou seja, não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especificas, exemplo: Exposição a metais alcalinos e flúor em alta temperatura. O politetrafluoretileno também é considerado atóxico e possui o terceiro menor coeficiente de atrito dentre todos os materiais que conhecemos. Estas características tornam o PTFE um material indispensável por ser extremamente versátil e ter infinitas aplicações.