Enciclopédia do Válvuleiro

Quais são os tipos de Tubulação Industrial?

Sexta Feira - 12 de Julho de 2019

tipos de tubulação industrial

Na indústria e nos sistemas hidráulicos e pneumáticos, é comum separarmos as tubulações em vários tipos. De maneira geral, classificamos as tubulações de acordo com a sua utilização e do fluido que é transportado por elas. Neste artigo abordaremos quais são os tipos de tubulações industriais.

De maneira geral, chamamos de tubulações de processo aquelas tubulações cujos fluidos transportados são essenciais para a indústria. Aqueles que processam, distribuem ou armazenam líquidos. Em particular, as tubulações de óleos em estações de armazenamento de petróleo podem ser consideradas como tubulações de processo.

Por outro lado, as tubulações de utilidade são tubulações de fluidos que auxiliam as tubulações principais. Elas servem para limpeza, manutenção e todo tipo de auxílio para uma indústria, incluindo incêndios, por exemplo. Tubulações de água doce, salgada, vapores e ares comprimidos são todas auxiliares ou de utilidade.

Outro tipo comum de tubulação industrial é a tubulação que transmite frações de ares comprimidos utilizados para controlar válvulas e instrumentos no processo industrial. Esse tipo de tubulação é chamada de tubulação de instrumentação. Por outro lado, existe também a categoria de tubulações de transmissão hidráulica. Servem justamente para controlar válvulas de controle hidráulicas e outros componentes no processo industrial.

As tubulações de drenagem servem para pegar fluidos que já não são mais utilizados nos processo industriais e descartá-lo do modo correto. De maneira geral, essas tubulações são usadas sem pressão e com fluidos que podem variar de acordo com o extrato. Essa categoria de tubulações fica aquém das outras, dado que ela não lida com fluidos definidos, priorizando somente a localização adequada de descarte e seu bom funcionamento dela.

Por fim, temos as tubulações de transporte. Elas são usadas para transportar líquidos e gases muito distantes. De modo geral, elas são usadas para carregar fluido para fora da indústria. Água, óleo e gases são todos fluidos transportados para fora da indústria e as tubulações que cumprem essas condições são chamadas de tubulações de transporte.

De maneira geral, esses são os tipos de tubulação industrial que existem hoje em dia. As tubulações de processo, transporte, utilidade, instrumentação e drenagem são essenciais para as indústrias. Cada uma delas exerce função no processo industrial e por isso são categorizadas de acordo com suas aplicações. Reconhecer essas categorias é uma das missões dos profissionais da área na hora de montar sistemas de tubulação para processos industriais.





Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: