Enciclopédia do Válvuleiro

Manuseio e Armazenamento de Válvulas Industriais

Quarta Feira - 03 de Julho de 2019

manuseio e armazenamento

Para que possamos garantir uma boa vida útil das válvulas, é essencial que verifiquemos pelo menos a instalação, aplicação e o fluido que uma válvula estará transportando dentro do seu funcionamento usual. Só esses critérios ainda não são suficientes para garantir que uma válvula funcionará bem. No entanto, eles ajudam bastante na hora de usá-los como guia no momento de armazenar e manusear uma válvula. Nesse sentido, nós resolvemos trazer um artigo que apresenta recomendações, precauções e regras para manuseio de válvulas industrial de modo geral.

Antes de tudo, é essencial verificar a compatibilidade da válvula com o fluido que ela carregará. Parte dos metais não são resistentes à corrosão, o que impede que eles transportem líquidos ácidos, por exemplo. É importante notar que existem normas regulamentadoras que nos dizem sobre como lidar com o manuseio e armazenamento das válvulas. A NR-13, por exemplo, estabelece como a tubulação deve lidar com a pressão. É essencial também verificar a pressão e a temperatura que a válvula trabalhará e se ela é compatível.

Se a tubulação apresentar vibrações desnecessárias ou o fluido está com resíduos sólidos, é importante limpá-la. Na hora de armazenar sua válvula, os protetores das extremidades precisam ficar todos nelas. Recomenda-se também que ela não fique exposta a céu aberto, nem que peças inox misturem-se com peças de aço carbono. Além disso, bater as válvulas ainda com pouca força pode criar microfissuras e destruir o desempenho dela. É essencial que todas essas pequenas regras sejam seguidas para evitar que as válvulas sejam mal armazenadas e percam toda a sua capacidade de funcionar no processo industrial.

Amassar as roscas ou as ranhuras de flanges pode ser péssimo para as válvulas. Evite isso ao máximo. Além disso, é importante não carregar a válvula pelo volante, pois as buchas de movimento ficam comprometidas. Ademais, procure manter a válvula lubrificada nas roscas e protegida, sempre transportando-a com cautela, assegurando de que ela estará presa.

De maneira geral, essas são algumas dicas para conseguir manusear as válvulas industriais e garantir que elas não se danifiquem durante todo o processo. Elas ajudarão você a manter o alto padrão de desempenho das válvulas, mesmo depois de um tempo armazenadas. Manuseá-las corretamente garantirá que ela funcione no processo industrial normalmente.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: