Enciclopédia do Valvuleiro

O que é Melhor EPDM, BUNA-N e Viton?

Segunda Feira - -- de -- de --

o que e melhor epdm viton buna

As válvulas borboleta podem ser utilizadas em uma ampla gama de aplicações como no fornecimento de água, tratamento de efluentes, proteção contra incêndios, suprimento de gás, indústrias químicas e petrolíferas, em sistemas de manuseio de combustível, geração de energia e etc.

Algumas das vantagens deste tipo de válvula são: sua construção simples, não ocupa muito espaço, peso leve e o custo mais baixo comparado a outros projetos de válvula.

Mas o que muita gente pergunta é: Qual tipo de vedação (sede) funciona melhor para meu negócio?
Você precisa se atentar a 3 pontos:
1. Qual fluido irá ter contato com a válvula;
2. Temperatura do fluido;
3. Pressão de trabalho da linha;

Agora que você tem estas 3 informações, vamos fazer um resumo sobre os tipos de vedação mais comuns:
ETILENO PROPILENO (EPDM): A principal característica dessa borracha é a alta resistência ao vapor. Tem excelentes resultados quando exposto ao calor, água e intempéries. É utilizado em larga escala em sistemas hidráulicos que utilizam líquidos não inflamáveis à base de fosfato orgânico. Tem como deficiência a baixa resistência a óleos minerais, derivados do petróleo e solventes.

BORRACHA NÍTRICA (NBR) OU (BUNA-N):  Sua principal característica é a resistência a óleos minerais, combustíveis e derivados do petróleo em geral. É a borracha mais utilizada na fabricação de componentes de vedação. Não é indicada para trabalhar com hidrocarbonetos halogenados, nitrocarnonetos, fluídos a base de fosfatos orgânicos e cetonas. Em virtude de sua suscetibilidade ao ozônio, os vedadores de borracha nítrica não devem ser estocadas nas proximidades de qualquer possível fonte de ozônio, bem como a luz solar direta.

SILICONE: Sua principal característica é a de trabalhar em uma larga escala de temperatura podendo ser exposta ao calor e frio extremo. Sua flexibilidade mantém-se até a temperatura inferiores a -70°C, e pode por outro lado ser utilizada em serviços contínuos com alta temperatura podendo suportar até 260°C  no seu ambiente de trabalho. Apresenta boa resistência aos álcalis, ácidos diluídos e ao ozônio. Tem como deficiência a baixa resistência mecânica. Não é recomendada a sua utilização junto a hidrocarbonetos como a querosene e a parafina e também com vapor sob pressão, pois poderiam resultar em inchamento e amolecimento.

VITON: O Viton possui excelentes propriedades mecânicas. O maior teor de flúor aumenta sua resistência a fluídos. É a borracha de maior aplicação em vedações com temperaturas elevadas de trabalho. É altamente resistente ao calor e ataques químicos (óleos lubrificantes, fluídos hidráulicos, toluol, xilol, ácidos, óleos minerais, hidrocarbonetos halogenados e aromáticos, etc). Tem excelente desempenho quando submetidos a trabalhos de vácuo, de tração, compressão, deformação, fadiga por dobramento e à vibração. Existem poucos fluidos em que o viton demonstra baixa resistência sendo eles: éteres, ésteres de baixa massa molar e cetonas. 

NEOPRENE: Apresenta excelente resistência à abrasão e ao ozônio, tem alta resistência ao envelhecimento quanto submetido a intempéries. Sua resistência aos óleos é moderada. É excelente para ser utilizado em trabalhos que necessitem contato direto com refrigerantes.

BORRACHA SINTÉTICA (SBR): O SBR possui baixa resistência a óleos minerais. A utilização deste composto se dá por sua alta resistência ao desgaste, destina-se principalmente á confecção de coxins, calços e amortecedores.

PTFE®: O PTFE é uma resina plástica superior a outros termoplásticos quanto a resistência química e ao calor. Possui baixo coeficiente de atrito, superfície anti-aderente e impermeável , excelente resistência térmica, resistindo a temperatura de 220°C em trabalho contínuo. Pode ser um composto anti-aderente, possui a qualidade de trabalhar em sistemas com deficiência na lubrificação. É altamente resistente a ataques químicos.

Existem mais tipos de vedação, para aplicações bem especificas. Caso não encontre a que te indicaram aqui, escreva pra gente clicando aqui.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: