Enciclopédia do Valvuleiro

O que eu devo utilizar? PTFE Puro ou Reforçado?

Segunda Feira - -- de -- de --

o que utilizar ptfe puro ou reforçado

O PTFE conhecido também como TEFLON tem como principal característica ser uma substância inerte, ou seja, não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especificas, exemplo: Exposição a metais alcalinos e flúor em alta temperatura.

O politetrafluoretileno também é considerado atóxico e possui o terceiro menor coeficiente de atrito dentre todos os materiais que conhecemos. Estas características tornam o PTFE um material indispensável por ser extremamente versátil e ter infinitas aplicações.

As vedações da Micro Rio são produzidas através de compactação e sinterização. Garantindo baixíssimo coeficiente de atrito, isolamento elétrico, estabilidade para não transmitir odores e sabores, resistência a substancias ácidas e bases.

Mas a pergunta que mais ouvimos por aqui é:Qual a faixa de temperatura que o PTFE Puro e Reforçado suportam? O PTFE Puro ou Reforçado suportam entre -45 e 160°C de temperatura. Mas este valor está diretamente relacionado a pressão e temperatura de trabalho da válvula e vedação. Ou seja: Quanto maior for a pressão e temperatura, menor será a resistência do PTFE.

Então qual a vantagem em escolher o PTFE reforçado já que a temperatura dele é a mesma do puro?

Devido as propriedades da fibra de vidro e carbono que são adicionados ao PTFE, a vedação irá suportar mais atrito físico. Isso significa que caso você precise abrir e fechar a válvula muitas vezes em seu processo, a melhor opção para você sem dúvida seria o PTFE reforçado pois irá garantir uma vida útil maior para sua sedes e consequentemente sua válvula. Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão de tópico para nossos próximos textos? Comente aqui e não deixe de compartilhar com seus amigos.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: