Enciclopédia do Válvuleiro

O que é uma Válvula Pressure Seal?

Segunda Feira - 24 de Julho de 2019

válvula pressure seal

Para você que acompanha nossa série de artigos semanais, deve ter descoberto a grande variedade de válvulas industriais que você pode encontrar no mercado. Como nosso objetivo é informar e instruir você sobre todos os modelos, resolvemos trazer um modelo muito consumido que são as válvulasseladas a pressão” ou “Pressure Seal”, essa construção é adotada para válvula aplicadas em serviços com alta pressão, normalmente acima de 170 kgf/cm2.

As válvulas conhecidas como “pressure seal” contém características bem peculiares, o seu corpo não possui flange de união com a tampa, pois o sistema de união entre ambos é totalmente interno, a vedação entre o corpo e tampa é realizada com um anel metálico angular que é "prensado" entre a parede interna do corpo e uma face angular na tampa, o desgaste nesse tipo de junta é muito pequeno, o que aumenta o tempo de vida útil do sistema e reduz drasticamente a necessidade de manutenção, o sistema é muito seguro pois utiliza pressão do próprio processo para proporcionar força adicional no anel de vedação entre corpo e tampa, assim quanto maior for a pressão interna na válvula, mais efetiva será a vedação.

pressure seal

A/B – Tendencia do movimento para cima ou para baixo em função da alteração da pressão interna na válvula
C – Pressão interna na válvula
D – Força de vedação “aumentada” devido a ação da pressão.
Figura 1 – Funcionamento do sistema “Pressure Seal”

O sistema “pressure seal” de vedação pode ser aplicado em válvulas gaveta, globo e retenção tipo portinhola ou tipo pistão, normalmente para alta pressão, classe 600 e maiores. Este tipo de válvula pode ser fabricada em aços forjados ou fundidos, sendo aços carbono, aços inoxidáveis, super-duplex, aços liga e etc.; a vedação é metal x metal normalmente com as faces de vedação endurecidas em stellite. São empregadas em serviços críticos de alta pressão e temperatura, tais como vapor superaquecido, processamento químico e petroquímico, industrias sucroalcooleira, saneamento, alimentos e bebidas, geração de energia, papel e celulose. etc. Por serem aplicadas em processos críticos, as extremidade de união com a tubulação geralmente são para solda de encaixe SW, solda de topo BW ou flanges com junta tipo anel (JTA) que proporcionam uma selagem mais segura e duradoura do que os flanges com ressalto ranhurado e juntas de vedação.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: