Enciclopédia do Válvuleiro

Rugosidade x Vedação

Segunda Feira - 24 de Junho de 2019

vedação x rugosidade

Conhecer a relação entre rugosidade e vedação é muito importante quando falamos das válvulas e suas características essências. Neste artigo abordaremos a relação entre a vedação e a rugosidade de uma válvula, apontando as principais características e resultados envolvidos com esses dois conceitos no mundo das válvulas industriais.

Antes de tudo, precisamos definir o que é rugosidade e o que é a vedação de uma válvula. Você sabia que por mais planas, polidas e bem acabadas que duas superfícies pareçam ser, elas não estarão 100% em contato se colocadas uma contra a outra? Se observar essas superfícies em um microscópio, vera que existem irregularidades superficiais, que formam a rugosidade das peças. A rugosidade é um termo usado em vários campos da engenharia, é o conjunto de irregularidades em uma superfície qualquer, ou seja, saliências muito pequenas, conhecidas como picos e reentrâncias também muito pequenas conhecidas como vales, causadas pelo processo pelo qual essa peça foi fabricada, que pode ser usinagem, polimento, lapidação, retífica, brunimento, etc. e que interferem diretamente na qualidade do acabamento superficial da peça.

Um nível alto de precisão na produção de peças, com materiais nobres, garante rugosidades menores, e quanto menor for a rugosidade, melhor será o acabamento superficial e menor será o atrito entre as peças, porém esse aumento na qualidade superficial encarece os processos de produção. Portanto é necessário encontrar um equilíbrio em função da aplicação e necessidade de bons acabamentos superficiais.

Nas válvulas industriais, as superfícies de vedação devem ter um acabamento mínimo para que ocorra uma boa selabilidade, para as válvulas do tipo esfera por exemplo, a rugosidade máxima do obturador deve ser 0,8 Ra; para usos gerais se usam sedes de PTFE, essa combinação de proporciona uma ótima selabilidade. Para outros tipos de válvulas existem várias configurações de materiais e rugosidades que proporcionam ótimas selabilidades com custos bem equilibrados.

Mede-se a rugosidade de uma superfície com um instrumento chamado rugosímetro, o parâmetro mais utilizado é a rugosidade média Ra (Roughness Average), o valor de Ra pode ser expresso em µm (micrometro, sistema métrico) ou µinch (micropolegada, sistema inglês).

Modelos de rugosímetros portateis
A vedação tem, portanto, relação direta com a rugosidade das superfícies de contato e com o material com qual elas são fabricadas, algumas normas de construção de válvulas até determinam qual rugosidade mínima é aceitável para as interfaces de vedação, a norma API 600 que é para construção de válvulas gaveta é uma dessas.

Para saber mais consulte a norma ABNT NBR 8404 – Indicação do estado de superfícies em desenhos técnicos. Em resumo, a selabilidade de uma válvula é inversamente proporcional ao valor da rugosidade das superfícies de vedação. Quanto menor a rugosidade, maior a sua vedação. Portanto, escolher uma válvula fabricada com precisão garante segurança e qualidade nos processo industriais.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: