Enciclopédia do Válvuleiro

Tipos de Acionamento nas Válvulas Esfera

Quinta Feira - 09 de Janeiro de 2020

válvula acionamento válvula gaveta

O acionamento das válvulas tipo esfera pode ser manual, realizado por alavanca ou caixa de redução, que também é conhecida por redutor de engrenagens, ou pode ser automático, realizado através de atuador pneumático, elétrico ou hidráulico.

Cada um desses acionamentos tem as suas particularidades, que vão depender de onde a válvula será instalada e das condições do processo no qual ela será utilizada, por exemplo: acionamento com atuador pneumático, o atuador pode ser simples ação ou dupla ação; se for simples ação o comprador deve informar se quer a válvula NF (Normal Fechada) ou NA (Normal Aberta), a pressão do ar para acionamento do atuador também deve ser especificada, pois esse valor vai interferir diretamente no torque fornecido pelo atuador. Para atuador elétrico deve ser informado as condições do fornecimento de energia elétrica para acionamento do mesmo. Para acionamento com caixa de redução ou alavanca, podem ser utilizadas chaves fim de curso. Isso só para citar algumas características e variações que podem aparecer nos sistemas de acionamento das válvulas.

A válvula esfera, assim como a válvula macho e a válvula borboleta, tem o acionamento rápido, o curso de abertura é angular e com somente ¼ de volta se realizada a abertura ou fechamento total desses tipos de válvulas.

As válvulas com curso de ¼ de volta, sejam esfera, borboleta ou macho, normalmente possuem um traço em baixo relevo na extremidade superior da haste de acionamento para identificação rápida da posição em que a válvula se encontra, se esta aberta ou fechada, quando o traço está paralelo a tubulação, significa que a válvula está aberta, e quando o traço esta perpendicular a tubulação, significa que a válvula está fechada; essa indicação é muito importante, pois quando a válvula está instalada e é necessário a retirada do sistema de acionamento, para fazer manutenção por exemplo, visualmente a única maneira de saber se a válvula está fechada ou aberta é através dessa indicação. A alavanca de acionamento também serve para indicar se a válvula está aberta ou fechada através da sua posição, se a alavanca está paralela com a tubulação significa que a válvula está aberta e se a alavanca estiver perpendicular com a tubulação significa que a válvula está fechada.

De acordo com a norma ABNT NBR 15827, desde que não seja especificado nada em contrário, o sistema de acionamento das válvulas deve ser padronizado conforme a tabela abaixo:

acionamento válvula esfera tabela
Se você gostou desse artigo, achou interessante ou se ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: