Enciclopédia do Válvuleiro

Trim, O que Significa?

Quarta Feira - 6 de Novembro de 2019

trim o que significa

É um termo de origem norte americana utilizado na norma construtiva de válvulas gaveta API 600, utilizado para denominar os materiais dos componentes internos das válvulas, ou seja, somente as peças que entram em contato direto com o fluido, com exceção do corpo, tampa ou castelo e gaxetas, pois as paredes internas dessas peças também entram em contato com o fluido, porém não fazem parte do trim.

Essas peças devem suportar os efeitos erosivos e corrosivos acima do suportado pelos materiais empregados no corpo e castelo, além das forças estáticas e dinâmicas geradas pela pressão do fluido sobre elas.

Todos esses componentes mencionados devem resistir também as tensões e vibrações causadas pela velocidade do fluxo, pois durante os processos de abertura e fechamento eles ficam expostos a variadas velocidades de escoamento que podem causar cavitação no obturador ou anéis diminuindo a vida útil da válvula.

Segundo a norma API 600-2015, o trim é composto pelas peças a seguir:
• Haste;
• superfícies de vedação do corpo, que são as superfícies dos anéis;
• superfícies de vedação da cunha;
• bucha de contra vedação roscada ou soldada;
• peças menores que normalmente entram em contato com o fluido de serviço.
O material do trim, exceto conforme informado nos itens a) até d) abaixo, devem ser conforme material padrão do fabricante para o tipo listado na tabela 8 para o número especificado no pedido de compra. As especificações típicas incluídas na tabela 8 representam somente os graus aceitáveis.
a) Se o número do trim listado na tabela 8 é especificado, então o número de trim alternativo e conforme a tabela 9 pode ser fornecido.
img trim
trim tabela
a) Se o número de trim com um digito é fornecido (por exemplo trim 5) ambas as superfícies de vedação dos anéis do corpo e do obturador devem ser fabricadas do mesmo tipo de material mostrado na tabela 8.
b) Se um trim combinado é fornecido (por exemplo trim 8), a superfície de vedação dos anéis do corpo deve ser fabricada com um dos dois tipos de materiais mostrados na tabela 8, e a superfície de vedação do obturador deve ser fabricada com o outro tipo de material mostrado na tabela 8.
c) A haste, contra vedação, furo guia da haste e pequenas peças internas devem ser do tipo de material e dureza listados na tabela 8. A haste deve ser de material usinado, esse item da norma causa erro de interpretação em relação a conformação do material da haste, o termo utilizado pela norma é “wrought material” que traduzindo ao pé da letra significa material forjado, trabalhado, elaborado, batido porém a haste da válvula gaveta não é forjada e sim laminada, o sentido que mais se encaixa nessa tradução é usinada.
d) O material base do obturador e anéis de vedação da válvula separados do corpo, quando usados, devem ser de um material com a composição química igual a do corpo ou da haste; exceto o material da cunha ou disco fabricado de um material solido do trim.
Se você gostou desse artigo, achou interessante ou se ele te ajudou de alguma forma, nos de um retorno para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos, enviem sugestões de assuntos para elaboração de posts, se tiverem dúvidas, por favor, fiquem a vontade para nos ligar ou nos envie a dúvida por e-mail.


Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: