Enciclopédia do Válvuleiro

O que é uma Válvula de Controle Direcional?

Quarta Feira - 07 de Agosto de 2019

o que é um teste estanqueidade

Hoje vamos falar sobre a Válvula de Controle Direcional de Fluxo, também conhecida como Válvula Direcional.
Antes de começarmos é importante esclarecer um ponto sobre as denominações utilizadas no mundo das válvulas; há uma infinidade de tipos de válvulas e as suas denominações e especificações se entrelaçam de tal forma que geram dúvidas até nos mais experientes profissionais; em certos casos, somente o comprador, projetista da linha, engenheiro do processo ou até o usuário é que vão saber explicar claramente qual o tipo de válvula ou característica que se deseja no equipamento. Cada nicho é um mundo a parte.

Existem as válvulas industriais das quais tratamos nos nossos posts, que são para transporte e controle de fluidos variados, existem as válvulas eletrônicas para amplificadores de som, válvulas solenoides que são acionadas por pulsos elétricos, a válvula hydra utilizada na construção civil e até no nosso coração existem as válvulas cardíacas.

A válvula da qual vamos falar hoje é uma dessas que tem “N” denominações: válvula de controle de fluxo, válvula de controle direcional de fluxo, válvula diversora, válvula diversora de fluxo, válvula 3 vias, válvula “T”, válvula diversora em “L” ou em “T”, válvula direcional de fluxo diversora, etc..

A válvula direcional de fluxo é um componente utilizado em sistemas de tubulações, onde seu objetivo é permitir a vazão dos fluidos sob pressão em diferentes vias.

A sua principal característica é três ou quatro vias, dependendo do tipo de processo, a válvula de controle direcional também trabalha de uma forma rotativa, a configuração da esfera pode ser em “L” ou em “T”, o que determina isso basicamente é a necessidade do cliente.

img valvula captura

Funcionamento da válvula diversora em “T”
OS movimentos ilustrados acima, fazem a interação entre as vias internas das válvulas, direcionando o fluido para o local correto de trabalho. O acionamento desse tipo de válvula pode ser manual, pneumático ou elétrico. Existe também a configuração horizontal ou vertical, a denominação horizontal quer dizer que as três vias ficam no plano horizontal e a denominação vertical, duas vias ficam no plano horizontal e uma fica no plano vertical.



Não se esqueça... A curiosidade é que move o mundo!

Acompanhe o grupo Micro Rio:
www.fb.com/microriovalvulas
www.instagram.com/microriovalves
www.linkedin.com/company/microrio/
www.twitter.com/microriovalves

Conteúdo relacionado: